Coluna do Blog do Silvinho - 31 de dezembro de 2022


Paulo Câmara encerra governo e diz que Pernambuco está pronto para o futuro

Encerra-se hoje o governo Paulo Câmara que se iniciou em janeiro de 2015. Paulo Câmara, economista, servidor de carreira do Tribunal de Contas de Pernambuco, teve apenas um cargo eletivo: o de governador. Foi escolhido por Eduardo Campos no ano de 2014 para sucedê-lo no seu trabalho. Campos tinha por Câmara uma confiança imensa. Paulo desde que assumiu sabia que não iria governar em céus de brigadeiro. Ele liderou um palanque que estava contra o PT na época e sucedia a um governo que foi aprovado por mais de 80% da população. 

Políticos tanto de situação quanto de oposição dizem que o governador que hoje deixa o cargo não tinha muito o jeito político para tocar um mandato como foi o seu. De fato, não é fácil para uma pessoa que viveu anos dentro da burocracia ir para a política. Já sabe de antemão que está sujeita a rejeição porque muitas das decisões que tomará não são de cunho populista. E assim, Paulo conseguiu chegar ao fim do seu primeiro mandato e ser reeleito em uma conjuntura totalmente diferente daquela que o elegeu.

Desta vez, em 2018, Paulo se apresentou como o candidato de Lula e isso o fez conquistar eleitores que ele não tinha. Embora tenha conseguido o feito de se reeleger, não logrou êxito com o seu candidato a presidente, na época Fernando Haddad, e teve que mais uma vez governar sem diálogo de aliados com os chefes dos executivos. Por diversas vezes, Paulo foi obrigado a responder nas redes sociais o presidente Bolsonaro que o criticava pelos mais diversos motivos. 

O mandato de Paulo não foi da forma que ele queria e bem diferente de Eduardo Campos que governou durante seu primeiro mandato tendo Lula como presidente e apoio Dilma durante dois anos de seu segundo mandato vindo a romper com ela apenas em meados de 2013. Paulo herdou a oposição a Dilma, a Temer, a Bolsonaro. Tudo isso atrapalhou de uma forma ou de outra a gestão de Paulo.

Humildade - Se tem uma qualidade que muitos auxiliares conseguem enxergar no governador Paulo Câmara é a humildade. "Paulo Câmara é uma pessoa simples e não deixou que o cargo tomasse conta de si. Ele soube ser um governador nos momentos difíceis" disse.

Condução - Bastante criticado pelos aliados de Bolsonaro durante a pandemia, o governador Paulo Câmara (PSB) teve sua condução aprovada por uma grande parcela da população que entendeu na época que às medidas tomadas apesar de duras, eram necessárias. O resultado veio com os dados nacionais que mostrou que Pernambuco foi um dos estados com o menor número de vítimas fatais.

Pernambuco segundo Paulo - Segundo Paulo Câmara, ele deixa um estado preparado para os desafios do futuro. O estado está preparado hoje para os desafios do futuro, principalmente na geração de emprego e renda”, garantiu. “Não vamos deixar praticamente nada de restos a pagar para a futura administração" destacou.

Destaque - O novo secretariado que toma posse com a governadora Raquel Lyra tem destaque pela quantidade de mulheres. A tucana já tinha dito que as mulheres assumiriam papeis importantes na administração do estado.

Feliz Ano Novo - Aos leitores do Blog, um ano novo repleto de luz, sucesso, muita saúde e muitas bênçãos. Que seja um tempo de felicidades e renovação para todos. Estes são os nossos sinceros votos e que em 2023 estejamos cada vez mais presentes acompanhando o dia a dia da nossa política pernambucana.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Postar um comentário

0 Comentários