José Múcio Monteiro: Uma figura nacional

Depois que se aposentou do Tribunal de Contas da União, o ex-ministro José Múcio Monteiro tem seu nome lembrado sempre para disputar o governo do estado. No entanto, em um momento em que o país vive uma enorme divisão entre direita e esquerda, José Múcio pode surgir como um nome para apaziguar o país. O nome de Múcio foi lembrado pelo atual prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB) que está encerrando seu quarto mandato no executivo da cidade. Para Coutinho, José Múcio seria um nome que traria confiança, no meio político e tem credibilidade no país. 

José Múcio já foi vice-prefeito da cidade de Rio Formoso e se elegeu prefeito. Não assumiu o comando da cidade para assumir a presidência da CELPE e depois a Secretaria de Transportes nos anos de 1982 a 1985. Em 1986 enfrentou um grande desafio de sua vida: Disputou a eleição para o governo de Pernambuco contra Miguel Arraes que voltava de anos de exílio e era fortíssimo. “Em 1986 eu tinha 37 anos e era a cara do passado. Ele tinha 70 e era a cara do futuro. Eu tinha sido prefeito pelo PDS. E o dr. Arraes, voltando do exílio, era a cara do futuro. Todos os artistas, todos os intelectuais o apoiavam porque estavam ansiosos por mudanças”, diz. “Aprendi muito com aquilo”.

Em 1990, elege-se pela primeira vez deputado federal pelo PFL de Pernambuco. Obteve, em seguida, quatro reeleições consecutivas (1994, 1998, 2002 e 2006). Em 2001 teve rápida passagem pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e, em 2003, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

No dia 23 de novembro de 2007, líder do governo Lula na câmara dos deputados, recebeu e aceitou o convite do presidente para assumir o cargo de Ministro das Relações Institucionais, no lugar de Walfrido dos Mares Guia (PTB-MG).Em 2009, foi indicado para compor o Tribunal de Contas da União, na vaga aberta pela aposentadoria do também pernambucano Marcos Vilaça, havendo assim deixado o ministério e renunciado ao mandato de deputado federal. Por 46 votos seu nome é aprovado pelo Senado Federal assumindo o cargo em 20 de outubro de 2009. Em 11 de dezembro de 2018, foi empossado na presidência do TCU.

Depois de deixar o cargo de Presidente do TCU, cargo que o deixou com uma envergadura nacional e com um ótimo trânsito em todas às classes do cenário nacional e também deixado o Tribunal com sua aposentadoria, Múcio tem demonstrado pensamentos que o conectam mais com a política nacional do que a provincial o que deixa brechas para um provável voo nacional em 2022.  “O governo perdeu uma grande oportunidade, com esse vírus, de fazer um grande pacto de governabilidade. Não é nem pelos que pensam igual ao governo. O vírus não tinha filiação partidária. Não era ideia de nenhum partido. Era o inimigo coletivo do Brasil, do mundo inteiro. Poderíamos nos juntar. Lamento até porque o governo gastou muito, mas não soube dar” disse Múcio ao site Poder 360.

Ainda no mesmo portal se faz menção ao convite de Bolsonaro para que Múcio assumisse uma vaga no seu ministério.Experiente em ler o cenário político, Zé Múcio, como é conhecido pelos amigos, foi citado algumas vezes como cotado para ser ministro, até com convite público de Jair Bolsonaro para atuar na articulação entre Planalto e Congresso. O ministro do TCU diz que não é o caso:

“Eu ia desmanchar, na idade que estou. Eu iria criar um arranhão no meu currículo. Eu não tenho projeto, absolutamente nenhum. Vou me dar o direito de, ao sair daqui [TCU], poder ter projeto, poder sonhar, mas não há nenhum projeto de trabalhar em política, com política. Estou numa fase confortável, que já posso dar conselho”.

Agora, com 72 anos, o pernambucano seria um nome a ser considerado para liderar o movimento de mudanças no Brasil? Seria o homem do futuro? O tempo dirá, e José Múcio também.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Boa noite, sou Mônica Sueli moro atualmente em São José da Coroa Grande, Pernambuco, sempre votei em Zé Múcio pra dizer a verdade desde a sua primeira candidatura a governo e daí por diante , minha cidade natal é o município de Ribeirão , no ano de 1984 quando ele foi secretaria de transporte e telecomunicação fui a procura de trabalho , tinha ficado mãe solteira e ele foi uma pessoa do bem que me ajudou com sua sinceridade, honestidade e humildade e fez com que eu virasse não numa cabo eleitoral e sim sargenta como ele me chamou uma vez. O nome dele seria ideal para os cargos de governo e presidente ,ele eu um ser espetacular. Obrigada Zé Múcio por vc ter me dado o prazer e o direito de votar em uma pessoa direita na política que é vc. Não estou aqui dizendo que os demais não seja , existi sim políticos do bem.mstur20170@gmail.c

    ResponderExcluir