Belmonte: Com diversas faixas espalhadas pelo Centro da cidade, profissionais da educação protestam contra prefeito Romonilson Mariano

O município de São José do Belmonte, localizado no Sertão Central do Estado, conhecido como a Terra da Pedra do Reino, amanheceu diferente na manhã desse sábado, 15 de Janeiro de 2022. Com diversas faixas espalhadas pelo centro da cidade, com frases cobrando do atual gestor, Romonilson Mariano, algumas promessas e direitos da classe da educação - promessas feitas e não cumpridas gestor municipal, os profissionais continuam com seus atos para chamar a atenção, principalmente da justiça, para que tome as providências em relação a falta de responsabilidade do prefeito. 

O que se pode afirmar e provar, com 100% de certeza que, no caso dos precatórios do Fundeb, o prefeito garantiu, por mais de uma vez, que iria efetivar o pagamento assim que tivesse uma "garantia jurídica", ou seja, quando houvesse um consenso por parte dos órgãos fiscalizadores (TCU) e judiciário (STF).

Pois bem. Os deputados aprovaram a Lei que garante o rateio, o presidente Bolsonaro a vetou, e a câmara dos deputados derrubou o veto. É prego batido e ponta virada, e não cabe mais recurso.

Porém, mesmo assim, o prefeito de São José do Belmonte insiste em não cumprir a determinação que garante o rateio com os professores. Há quem diga que o recurso pertencente aos educadores nem exista mais nos cofres da prefeitura.

Outro caso que não envolve apenas os professores, mas, também, trabalhadores da educação básica, com ou sem cargo de direção e chefia; Profissionais do Magistério; Servidores que atuam na realização de serviços de apoio técnico-administrativo e operacional, é rateio, também do fundeb, que é feito anualmente com os valores que sobram do fundeb 70. Esse pagamento, geralmente, é feito até o final do ano, porém, até o momento, em São José do Belmonte, os profissionais não viram a cor desse dinheiro, que é deles, por direito, e se sentem traídos e surrupiados pelo atual gestor.

Um fato inusitado foi que, assim que o prefeito tomou conhecimento das faixas, como um ser autoritário, arrogante, prepotente e metido a todo-poderoso, mandou retirá-las das ruas, como se resolvesse o problema, ou se conseguisse esconder da população que, - por maioria, o reelegeu - sua péssima atuação e tamanha irresponsabilidade.

O Blog do Silva Lima tentou entrar em contato com o Sindicato dos professores de São José do Belmonte, mas não obteve retorno.

Do Blog do Silva Lima

Postar um comentário

0 Comentários