Catende: Quatro nomes podem estar na disputa pela prefeitura

A disputa pela prefeitura de Catende na mata sul do estado promete ser uma das mais eletrizantes da região. Até agora temos os seguintes nomes postos para disputar a cadeira que o prefeito Josibias está sentado no momento: Rinaldo Barros (PSC), Graça Braz (PTB), Fausto da Farmácia (Atualmente no PSD), Henrique Queiroz (PR). Estes foram os únicos que consegui conversar ainda durante esta terça-feira. No entanto, entramos em contato com outros nomes, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta: Paulo Cordeiro (PSB), Caio Almeida (Sem partido definido).

O ex-vereador e advogado Rinaldo Barros (PSC) é sem dúvida o nome mais cogitado na cidade para disputar a prefeitura. Ele foi candidato a deputado federal na eleição deste ano e obteve uma expressiva votação: 5.530 votos. Rinaldo já foi vereador por três mandatos consecutivos ele é genro do ex-prefeito Otacílio Cordeiro que já foi prefeito de Catende em três oportunidades. Rinaldo Barros fez dobradinha na cidade com a deputada estadual eleita Simone Santana (PSB).

Já a empresária Graça Braz, disputou a prefeitura em duas oportunidades: 2012 e 2016, e vai para sua terceira disputa concorrendo ao executivo municipal. Ela disputou um mandato de deputada estadual neste ano e foi majoritária em Catende, obtendo 3.239 votos. Graça é esposa do ex-deputado estadual Rildo Braz (PTB) que já foi prefeito de Catende e vereador. Graça irá disputar a prefeitura da cidade pelo PTB.

O atual vice-prefeito Fausto da Farmácia (Está atualmente no PSD) também irá disputar a prefeitura da cidade. Fausto já foi candidato a vereador e se elegeu vice-prefeito na chapa de Josibias, atual prefeito, no ano de 2016. O vice-prefeito chegou a assumir a prefeitura por 35 dias em abril de 2018 por ocasião do afastamento do Prefeito que retornou ao cargo no dia 09 de maio. Fausto da Farmácia está rompido com o atual prefeito e promete ser a novidade na eleição de 2020. Ele estaria conversando com alguns partidos para a montagem de uma chapa que dê sustentabilidade à sua candidatura.

O atual deputado estadual Henrique Queiroz (PR) estará deixando a Assembleia Legislativa no dia 31 e virá a Catende disputar a cadeira do executivo. Ele já foi candidato a prefeito em Passira e não conseguiu lograr êxito. Henrique disse que o costume de Catende era eleger famílias para administrar o executivo como a de Manoel Ramos, Rildo Braz, e de Otacílio. "Serei candidato para o povo, não para famílias" disse o deputado que já tem feito viagens a Catende e pretende em breve se reunir com pessoas da antiga Usina Catende dentre outras.

Já na esfera da Prefeitura de Catende, entre os seus quadros existem alguns nomes que estão sendo trabalhados pelo governo para a disputa de 2020. No entanto, as pessoas ouvidas já disseram que só irão tratar de 2020 em 2020 é que a hora é de trabalhar pelo povo de Catende e não de colocar nomes para a disputa. De acordo com uma fonte do governo municipal dois dos candidatos aqui apresentados podem receber o apoio do prefeito Josibias Cavalcanti (PSD) na disputa municipal.  

SOS CATENDE - Com o nome SOS Catende, um grupo formado por pessoas das mais diversas classes sociais e lideranças, preparam uma candidatura a prefeito diferente das atuais. No entanto, o grupo ainda não chegou a um consenso de quem poderia ser este nome.


Postar um comentário

0 Comentários