Coluna Digital: Faltam 14 dias para decisão

Resultado de imagem para armando monteiro 2018
A semana vai pegar fogo: campanha na reta final

Esta semana promete ser uma das mais pesadas na campanha eleitoral de 2018. Tanto por ser a penúltima de campanha, como pela expectativas nas pesquisas eleitorais tanto de governador quanto de Presidente. Com relação ao cargo de presidente da república às expectativas se dão em torno de Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT). A equipe de Bolsonaro está dedicada a vencer a eleição no primeiro turno, o que eu acredito ser muito difícil. No entanto, ele já está no segundo turno. A briga deverá se dar entre Haddad e Ciro para ver quem irá disputar o segundo turno contra ele. Haddad cresceu muito e já ultrapassou Ciro numericamente. Havia uma expectativa de que o ex-prefeito Paulista ultrapassasse Bolsonaro ainda na semana passada. Ficou para esta.

Ciro que esteve em Pernambuco neste domingo não perdoou o PT e desceu a lenha no partido a quem chamou de ingrato. Voltou a criticar o acordo do PSB e do PT realizado a nível nacional para retirar a candidatura de Marília Arraes. "Ela é uma jovem promissora, e que estava bem dedicada e crescendo nas pesquisas. Assombrou Paulo Câmara e uma decisão que foi feita no gabinete a retirou da disputa deste estado" disse o pedetista. Ele falava das tentativas do PSB e de Humberto Costa de rifar Marília da disputa estadual. Ciro ainda chegou a falar favoravelmente a respeito de Armando Monteiro, mesmo tendo no ato o seu candidato do PROS, Maurício Rands. "Armando foi um companheiro leal da presidente Dilma, esteve ao lado dela o tempo todo, deu palanque a Dilma aqui quando esse PSB deu às costas a ela em 2014, e o pago que o partido dá é chamá-lo de golpista. Mas o povo parece que está se acordando e vendo quem é o golpista de verdade". 

Embora às críticas ao PT do presidenciável cearense não tenham sido ao partido em si, tem um endereço bem direto: Humberto Costa e Gleisi Hoffmann que fizeram de tudo para o PSB não apoiá-lo e Paulo Câmara juntamente com o PSB daqui que tirou o PSB de seu palanque. Ciro não esquece e fez questão de lembrar da traição aqui em terras pernambucanas. 

Por outro lado, na disputa pelo governo do estado existe a expectativa com relação às pesquisas Ibope e Datafolha. Ambas demonstraram que o governador Paulo Câmara estagnou na casa dos 30 pontos e que Armando ou chegou perto (Ibope) ou já está com os 30 pontos, um empate técnico. Ainda teremos a divulgação de pesquisas de institutos pequenos que servem sim para termos uma noção real da situação, no entanto, as mais aguardas são a do IBOPE e do DATAFOLHA.  O Ibope, veio a público na quarta-feira corrigir a pesquisa que tinha sido publicada tanto no dia 5, quanto a do dia 17. Em ambas, o Ibope deu uma porcentagem a Paulo maior do que o que estava registrado. Era um erro brutal: 14 pontos. Isso, deu um fôlego e tanto a Armando. 

No outro dia, o Datafolha mostrava Paulo com 35 e Armando com 31. Um verdadeiro empate técnico. A partir de hoje o Ibope entra em campo para medir como está a intenção de votos dos pernambucanos e na quarta, o datafolha. Levantamentos internos, apontam ainda empate. Vamos ver com a publicidade das pesquisas quem vai comemorar.

Vaias e mais vaias - Paulo Câmara levou o nome de golpista, juntamente com Renata Campos e família. O motivo principal das vaias: O apoio de Paulo e do PSB ao impeachment de Dilma em 2016 e agora o grito de socorro de Paulo ao PT para ver se consegue salvar o mandato. A presença de Haddad em Caruaru ofuscou de vez o governador que estava mais parecendo um ilustre desconhecido e assessor do presidenciável que estava ali sendo paparicado pelo povo.

Sem perdão - De fato, o povo parece não ter perdoado Paulo Câmara de ter feito um governo totalmente desconexo com suas promessas de campanha e como era de se esperar jogou toda a culpa na "crise". No entanto, correm boatos de caso o governador perca a eleição estadual seria o nome de um provável governo Haddad para o ministério da fazenda.

Prende prende de motos - O DETRAN de Pernambuco está fazendo uma grande campanha para o governador Paulo Câmara. Cada dia que passa inúmeras motos usadas para fazer moto-táxi e outros meios de trabalho são apreendidas. "Paulo, deixe o povo trabalhar, e não fique botando a polícia atrás de trabalhador não. Lugar de Polícia é estar é atrás de bandido e não de trabalhador" cravou Armando, que é acusado por Paulo de ser contra o trabalhador. 

Tirando onda - Ciro Gomes debochou mesmo de Fernando Haddad. Além de dizer que o povo pernambucano não conhece o "Andrade" disse que até ele saber onde fica Salgueiro termina o mandato presidencial.

Silvinho Silva
(81) 98281 4782
silvinhosilva2018@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários