Após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro ocorrida no último sábado, e que desde ontem passou a ser cumprimento de pena por determinação do ministro Alexandre de Moraes, os olhares do mundo político estão voltados para às próximas pesquisas de intenção de votos que devem ser divulgadas na próxima semana. Isto porque será um termômetro do que foi recebido pela população com tantos fatos.
O primeiro atinge em cheio o público da direita e dos eleitores que professam alguma fé. O senador Flávio Bolsonaro disse que a prisão de seu pai ocorreu por uma perseguição à fé por ter sido motivada após a convocação de uma vigília de oração na porta do condomínio onde morava Jair Bolsonaro.
O segundo atinge em cheio eleitores de esquerda que esperavam ansiosos pela prisão de Jair Bolsonaro que era o único que de acordo com pesquisas, poderia vencer o atual presidente numa disputa em 2026.
Bem distante disso e apenas como observadores está pelo menos 40% da população. É justamente estes, que vão decidir a eleição no próximo ano e a tendência apontada nas próximas pesquisas pode fazer o Governo e a oposição mudarem radicalmente suas estratégias políticas em um ano pré-eleitoral.
Qual a repercussão?
Se nacionalmente todos estamos de olho na repercussão da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, também em Pernambuco lideranças estão de olho para saber o impacto de tudo isso em uma campanha onde a vaga no Senado tem peso 2.
Histórico
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente da história política do país a ser condenado por uma tentativa de golpe de estado. Além da condenação, existe ainda uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos e uma inelegibilidade de 8 anos.
Quem vai herdar?
Segundo pesquisas divulgadas até a semana passada, entre 30 a 40% da população acenava com a possibilidade de votar em Jair Bolsonaro para presidente. Com o ex-presidente fora de jogo em 2026, quem vai ser o herdeiro dessa fatia do eleitorado?
De olho em 2026
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, se reuniu ontem com o deputado federal Aécio Neves que vai assumir o comando nacional do PSDB. Álvaro disse que vai entrar com gosto de gás para montar a chapa de deputado federal e estadual do partido.
Festejado
O deputado Fernando Monteiro (PSD) deu uma demonstração forte de prestígio ao se filiar ontem ao partido. O ato de filiação contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do ministro André de Paula e do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Brasília
Antes de participar da filiação de Fernando Monteiro ao PSD, a governadora Raquel Lyra cumpriu uma série de compromissos na capital do país, ao lado de ministros de Estado, com o objetivo de realizar o acompanhamento de obras em parceria com o governo federal. Entre eles, Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa), Renan Filho (Transportes) e com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

0 Comentários