Coluna do Blog do Silvinho - 19 de novembro de 2024

 

Deixando tudo para 2026

Após a especulação de uma provável ida da governadora Raquel Lyra para o PSD que ocupa hoje três pastas no Governo Lula, sendo uma delas ocupada pelo ministro André de Paula, aliado da governadora, o PT de Pernambuco ficará pelo menos mais tranquilo para debater sobre o assunto de 2026. Isso porque pela lógica, o partido não estaria automaticamente ligado a uma possível candidatura de João Campos a governador, abrindo caminho para uma aliança com Raquel Lyra.

Em entrevista na semana do segundo turno, o senador Humberto Costa disse que um possível apoio a Lula já seria o bastante para que o PT pudesse conversar com outros projetos que não o de João Campos. Nos bastidores, o partido ainda não digeriu o fato de ter sido excluído do processo de escolha do vice que culminou na indicação de Victor Marques que é recém filiado ao PC do B.

Outro fato que faria o PT acenar para a governadora Raquel Lyra é que se depender do prefeito João Campos, sua chapa seria composta por Silvio Costa Filho para uma vaga ao Senado e a outra seria de Miguel Coelho, o que daria a chapa um ar de renovação apresentando nomes jovens como opções. Ao PT sobraria apenas a vaga de vice do socialista. 

Como na legenda a prioridade é a reeleição do senador Humberto Costa, o projeto que quiser acolher a prioridade petista tem grandes chances de levar o apoio da legenda e consequentemente o apoio oficial do presidente Lula.

Opção por João

A senadora Teresa Leitão que é ligada mais ao grupo que defende o prefeito João Campos, disse em recente entrevista que a tendência é que o partido apoie o projeto do prefeito em 2026. No entanto, alguns setores da legenda acreditam que essa não será uma aliança fácil de ser construída com o partido tendo em vista o espaço que a legenda exige para o apoio a um nome em 2026.

Defesa

O prefeito João Campos já declarou desde a entrevista ao programa Roda Viva, já passado a eleição de segundo turno que seu candidato a presidente é Lula. Essa foi inclusive uma das raras vezes que João Campos utilizou o nome do presidente neste ano de 2024, já sabendo da rejeição ao nome no Recife. No entanto, na qualidade de provável candidato a governador, Campos deve fazer bastante uso da marca e torce para que não precise dividir o apoio com Raquel.

Indo bem 

O nome de Álvaro Porto para a presidência da Assembleia Legislativa e de Gustavo Gouveia para a primeira secretaria, vem recebendo a cada dia mais a mais apoios. Ontem, foi a vez do PSDB, representado pelo deputado Izaias Regis e pela deputada Debora Almeida, anunciarem apoio a dupla que já contam com apoios inclusive do PSB.

Agenda

A governadora Raquel Lyra comanda aula inaugural do curso de formação dos 339 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A cerimônia marca o início da última etapa do concurso, onde os alunos passarão por treinamentos teórico e prático, voltados para o aperfeiçoamento técnico da atividade bombeiro militar.

Vitória

A advogada Ingrid Zanella foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) . Representando a chapa Renovação Experiente, Ingrid, atual vice-presidente da instituição, venceu a disputa com 11.441 votos (49,91%). Zanella será a primeira mulher a comandar a OAB em Pernambuco.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários