Coluna do Blog do Silvinho - 26 de setembro de 2022


A obrigação de vencer

O debate eleitoral está contribuindo para conhecermos pelo menos três gestões que se colocam como modelo para o Governo do Estado: Petrolina (cidade já administrada por Miguel Coelho), Caruaru (cidade que foi administrada por Raquel Lyra) e Jaboatão (que esteve sob o comando de Anderson Ferreira). Tanto Miguel, quanto Raquel e Anderson Ferreira colocam a administração destes municípios como exemplo a serem levados para todo o estado de Pernambuco caso vençam a disputa em 2022. 

Vale lembrar um caso: em 2014, quando disputava o cargo de presidente, Aécio Neves também apresentou Minas Gerais como exemplo a ser seguido no Brasil. Fez de sua campanha política uma divulgação de sua exitosa gestão apresentada como um projeto de futuro para o país no guia do tucano. Aécio viu o seu candidato a governador ser derrotado e assistiu de camarote a eleição de Pimentel, filiado ao PT, para o comando do executivo. Mais que isso: o próprio Aécio foi derrotado tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição presidencial no seu próprio estado.

Todos sabem das chances de Raquel, Miguel e Anderson. Segundo a pesquisa IPEC da última quarta-feira eles estão empatados com 11% juntamente com Danilo Cabral. No entanto, se eles têm o dever, o direito de lutarem até o último momento para conquistar a votação suficiente para irem a segunda etapa. O mesmo se pode dizer da obrigação de vencerem nos municípios onde administraram para assim mostrar que o que diziam não passava de um mero comercial.

Em resumo: Miguel Coelho tem a obrigação de ser majoritário em Petrolina, Anderson Ferreira em Jaboatão e Raquel Lyra em Caruaru independente de ser com uma ampla margem de votação, pequena ou insignificante e pouco ainda na frente de quem vençam, mas precisam vencer. Uma derrota para estes nos municípios onde comandaram durante cinco anos mostrará que não eles não tem força política local (o que atrapalharia de vez uma campanha de qualquer um no segundo turno) a até mesmo planos futuros de aliados dos mesmos em 2024, tendo em vista que serão lideranças importantes e vozes nestas cidades estando ou não cadeira de governador.

Em 2014, Dilma soube explorar como ninguém o fato de Aécio ter sido derrotado por ela em Minas Gerais logo no primeiro turno. Quem se lembra do jingle utilizado durante o segundo turno: "oh Minas Gerais, oh Minas Gerais. Quem te conhece não vota jamais"...

Debate - A TV Guararapes realiza às 18 horas o debate com os candidatos ao Governo de Pernambuco. Este é o primeiro de três debates que teremos com os candidatos ao Governo ao longo desta última semana de campanha antes do primeiro turno. Anderson Ferreira e Marília Arraes não participarão deste debate.

Raio x - O Blog divulga às 9 da manhã a lista com os prováveis eleitos para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e também para a Câmara Federal. Na terça-feira estaremos divulgando uma nova lista com aqueles que estão disputando e podem causar alguma mudança ou ser a surpresa na eleição. Lembrando que não é uma pesquisa.

Apoio - O candidato a senador Gilson Machado Neto (PL), segue recebendo apoios de pessoas que não fazem campanha para Anderson Ferreira. Diversos prefeitos e lideranças que fazem campanha para Miguel Coelho, Raquel Lyra, estão fazendo campanha para Gilson. No último sábado, Gilson recebeu o apoio do Pastor Wellington que concorre ao cargo de governador pelo PTB.

As favoritas - Se não tivermos nenhuma surpresa, teremos neste pleito de 2022 pelo menos três deputadas federais eleitas para a próxima legislatura na Câmara Federal. Despontam como favoritas: Maria Arraes (Solidariedade), Clarissa Tércio (PP), Iza Arruda (MDB).

Anúncio - O Governo de Pernambuco anuncia hoje a implantação do Terminal de Granéis Sólidos Minerais de Suape, a partir da manifestação de interesse do Grupo Bemisa, na Zona Industrial Portuária do Complexo. O sistema viabilizado a partir deste empreendimento apresenta-se como solução à conclusão da Ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape. Após tratativas no final do ano de 2021, o governador Paulo Câmara assina o contrato de arrendamento da área com o investidor. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a logística em Pernambuco.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários