Coluna do Blog - Dia 25 de junho de 2019

Resultado de imagem para João Paulo deputado
Alguém tem palpite para 2020?

Quem arrisca um palpite para 2020? Nos 185 municípios de Pernambuco será que tem algum nome que podemos dizer que "está bem" que "vai ganhar" ou que "está consolidado" ou que está com "eleição ou reeleição garantida"? Não. Por mais aprovado que esteja um prefeito pode acontecer algum fator novo no meio do caminho e mudar a rota. Um exemplo: Roberto Magalhães estava com a reeleição garantida no Recife e viu-se obrigado a disputar um segundo turno contra o na época petista João Paulo e depois viu-se derrotado, mesmo tendo um governo aprovado pela população do Recife.

Outro grande exemplo de que a reprovação e rejeição de um governo não significa a derrota eleitoral, foi a eleição do próprio Paulo Câmara em 2018. Até um ano antes Paulo Câmara tinha uma rejeição estratosférica e terminou vencendo novamente a eleição e hoje governa o estado de Pernambuco. Dizer também que não existe chances de vitória para quem não é "do ramo" ou um lugar para uma terceira via, parece que não é assim. Veja o exemplo de Bolsonaro que hoje é presidente do Brasil quebrando 8 anos de PSDB mais 16 anos de PT (sendo os dois últimos do MDB). 

Vencerá às eleições em 2020 quem souber dialogar com o povo. Ninguém queira dar um de cavalo do cão não! O povo não é mais aquele de anos anteriores. Estão bem mais exigentes com seus governantes e podem na canetada popular das urnas derrotar todo mundo, como podem reeleger todo mundo. Várias pesquisas realizadas mostram que 60% da população não "querem nem saber de eleição" e os demais 40% estão divididos.

Vale a pena frisar a velha máxima de Dom Hélder: "Você pensa que o povo não pensa. Mas, o povo pensa".

Azarões
Já imaginou se em 2020 o povo resolve eleger quem nem sequer passa pela cabeça da gente? A revolta da população é grande e podem querer dar lugar a quem nunca participou da política.

Azarões famosos
Só a título de curiosidade os governadores eleitos no Rio de Janeiro e Minas Gerais foram justamente aqueles que ninguém imaginou que chegaria lá. E o mais complicado: Do Partido NOVO que todos tinham ainda uma grande dúvida se daria certo.

Cerco aos jornalistas
O jornalista Paulo Henrique Amorim ficará afastado por um período após 14 anos ininterruptos no programa Domingo Espetacular, da TV Record. Amorim, que tem contrato até 2021, não será demitido.

Editor do blog de esquerda Conversa Afiada, PHA vinha sendo motivo de pressão bolsonarista contra a emissora, que é apoiadora do governo, por suas críticas ao presidente e, mais recentemente, ao ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Não existe isso de tá ganho
Ninguém pode dizer que fulano ou sicrano está eleito ou reeleito. Tudo é mera especulação de quem quer atrapalhar o jogo eleitoral. Os nomes colocados na disputa que hoje estão rejeitados podem se recuperar e quem está aprovado pode ter um teto e ter a tendência de queda. A quem quer galgar com êxito e sucesso em 2020 uma vaga nas prefeituras e Câmaras precisa ter cautela e ter muito, mas  muito contato com o povo. 

Silvinho Silva - editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial

Postar um comentário

0 Comentários