Antonio Coelho cobra distribuição de sementes e retomada dos carros pipa

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) solicitou ao Governo do Estado para que retome os programas de distribuição de sementes e de fornecimento de água através de carros pipa. O parlamentar ressaltou a importância de tais iniciativas para os produtores rurais e a população do interior do estado, durante reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, nesta quarta-feira (26), da qual participou o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

“Tenho um contato muito grande com a população sertaneja, e uma preocupação cada vez mais recorrente é que cada vez mais o Governo do Estado vem entregando menos sementes e com mais atraso. Em Manari, por exemplo, era comum, no governo Eduardo Campos, a entrega de 18 toneladas de sementes. Este ano, se tentou entregar 1,8 toneladas, e o conselho dos produtores ficou tão frustrado que não aceitou a entrega, por considerar que ela não atendia as necessidades. E essa é uma iniciativa muito importante para a agricultura familiar”, destacou Antonio Coelho.

No tocante ao abastecimento de água no interior, o parlamentar reforçou a importância de regularizar a dívida com os pipeiros para retomar o serviço. “Os carros pipa atendem às pessoas mais humildes e carentes do interior, onde não temos sistema de abastecimento de água ou onde ele é insuficiente. Quando o estado não consegue chegar com a água, isso compromete o orçamento e o sustento de diversas famílias. E há um ano esse serviço foi interrompido, por falta de pagamento do estado, e tem prejudicado demais as famílias”, completou.

Em sua fala, o secretário Dilson Peixoto admitiu que a distribuição de sementes diminuiu entre 2013 (1,8 milhão de toneladas) e 2018 (599 mil toneladas), e citou que a dívida com os pipeiros é de R$ 4,5 milhões. “Não temos uma previsão para aumentar o montante de sementes, que hoje sabemos que não é o ideal, mas temos que trabalhar para fazer o máximo possível. Quanto aos pipeiros, o governador já garantiu que vamos honrar com esse pagamento. O programa foi cancelado, e hoje estamos tentando implementar um programa mais forte pela Compesa. Hoje quem faz basicamente a entrega dos carros pipa é o Exército, e eles também enfrentam dificuldade orçamentária para continuar com este serviço. Por isso estamos estudando uma forma para complementar esse trabalho feito pelo Exército, através da Compesa”, explicou.

* Foto: Ivaldo Reges

Postar um comentário

0 Comentários