Sétima edição da Caravana da Educação aporta em Belo Jardim

BELO JARDIM – Ao contrário do que acontece no plano federal, quando o assunto é educação o Governo de Pernambuco segue investindo, valorizando essa importante pasta e trazendo resultados positivos. O Estado, que tem a menor taxa de abandono do Brasil no Ensino Médio, realizou a sétima Caravana da Educação, e o governador Paulo Câmara prestigiou as atividades nesta sexta-feira (17). Dessa vez, no município de Belo Jardim, no Agreste Central.

A ação da Secretaria de Educação e Esportes, que promove um circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, contemplou a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte, e realizou, como já é tradição, a reunião de Pactuação de Metas, encontro que envolve gestores de todas as escolas da rede estadual da área. A iniciativa mobilizou mais de 20 mil estudantes em 2018, e em 2019 já passou pelas cidades do Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros e Nazaré da Mata.

Durante a caravana, Paulo Câmara defendeu a democratização das discussões para a construção de uma política de Educação participativa e exitosa. “Aqui em Pernambuco, o livre pensar, a forma democrática e a garantia da liberdade sempre devem prevalecer no dia a dia das nossas escolas, para que a gente possa continuar a pensar o progresso, a melhoria e, sobretudo, o combate às desigualdades. Esse é o nosso foco e é isso que a gente espera de todos que fazem a educação do nosso Estado: que continuem fazendo de Pernambuco uma referência”, afirmou.

As ações da Caravana da Educação – divididas em dois polos, o cultural e o esportivo – envolveram centenas de estudantes da rede. O governador esteve na Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura, que centralizou o Polo Cultural. Na programação do espaço, muitas apresentações de forró, xaxado, ciranda, frevo, maracatu e quadrilha junina, com a participação da banda fanfarra João Monteiro.

Também na ETE aconteceu a reunião de Pactuação de Metas. O encontro, além de discutir as estratégias e prioridades para o ano letivo em curso, oportuniza também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro reuniu todos os 63 gestores escolares da GRE Agreste Centro Norte, comandados pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

“Educação se faz no chão da escola, no dia a dia. Então, poder realizar essas reuniões de Pactuação dentro das nossas escolas é uma forma de estar presente, de estar mais próximo da comunidade escolar. Dentro desta filosofia, resolvemos envolver também os estudantes e professores, neste dia que é tão importante para todos nós da Secretaria de Educação. Nós sabemos o quanto avançamos, o quanto a educação de Pernambuco tem assumido uma posição de destaque e protagonismo, especialmente no trabalho com o ensino médio”, disse o secretário.

ESPORTES – Paulo Câmara também acompanhou, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Belo Jardim, as atividades do Polo Esportivo. Os estudantes jogaram handebol, futsal, hóquei, voleibol e xadrez. O evento contou com a presença de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma olimpíada, e Thyago Costa, atleta de ciclismo que acumula quase 100 títulos nacionais e é um dos contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. Kits esportivos foram entregues pelos atletas à escola.

Ainda no Polo Esportivo, os atletas Pablo Matheus e Sofia Nunes foram contemplados com o Passaporte Esportivo. Naturais do município de Caruaru, também no Agreste, receberam passagens aéreas com destino a São Paulo, onde participarão do Campeonato Pan Americano/Latino Americano de BMX Race, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, na cidade de Americana.

O aluno e jogador armador direito de handebol da EREM de Belo Jardim, Felipe Tavares da Silva, participou das atividades esportivas da Caravana e foi só elogios. “É um dia diferente, um dia 10. Temos vários jogos, alguns que eu nem conhecia. Muitas atividades novas. Antes eu não conhecia e nem tinha praticado o handebol, e tive essa oportunidade quando cheguei aqui na EREM. Muitas atividades surgiram depois da Caravana do ano passado: nós fizemos a olimpíada de matemática, e este ano também”, contou o estudante do segundo ano do ensino médio.

Acompanharam também a agenda da Educação em Belo Jardim os secretários Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação); o deputado federal Danilo Cabral, o deputado estadual Paulo Dutra; os secretários executivos da Casa Civil, Zé Maurício e Eduardo Figueiredo, e os de Educação, João Charamba e Severino Andrade, além do ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, entre outras autoridades da região.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Postar um comentário

0 Comentários