Seja Bem Vindo, Presidente

Resultado de imagem para Bolsonaro Pernambuco
Em 2003 o Diário de Pernambuco escrevia uma pequena nota por ocasião da primeira visita do Presidente Lula a Pernambuco após sua posse. "Seja Bem Vindo, Presidente". Hoje, sou eu quem escrevo. O título pode ser o mesmo, mas o texto vai ser diferente.

Seja Bem Vindo a Pernambuco, Presidente Bolsonaro

Saiba que aqui nesse estado que o senhor coloca os pés no dia de hoje muitos pais de família estão sofrendo a amargura do desemprego. Mas a culpa não é sua, eu sei disso. Até porque o senhor está apenas há 4 meses e 24 dias na cadeira de presidente. Esses pais de família estão desempregados porque acreditaram e infelizmente ainda acreditam em um projeto político que deu errado. 

O senhor está em um estado onde a maioria das famílias sobrevive com o Bolsa Família e o pior de tudo: Já se acostumaram com ela. Tanto que não procuram emprego. É verdade que o senhor está no estado do frevo, do forró, mas também está em um estado onde se aplica um dos mais altos impostos do país.

O senhor está visitando um estado que vem sendo administrado há 13 anos pelo mesmo partido no governo estadual e pelo mesmo grupo ideológico na capital há quase 20 anos.

Mas, o senhor ainda é a esperança de muita gente aqui em Pernambuco. Esperança em dias melhores, em geração de emprego e renda, em acabar com a desigualdade que parece que não tem fim. Aqui ainda não se acabou o analfabetismo embora tenha havido diversos projetos educacionais para fazer com que o nosso povo aprendesse a ler a escrever. Aqui não se acabou a fome, porque vivemos uma ilusão que foi bastante passageira com os governos do PT nos quais pensávamos que éramos ricos quando na verdade não souberam gerir a economia e hoje o pobre volta a ser mais pobre do que era. Aqui ainda não acabou o racismo. Aqui, Presidente Bolsonaro, ainda se emprega pela cor e não pela capacidade. 

Eu queria que o senhor tivesse um tempo para ir além da sede da Sudene onde anunciará investimentos para o Nordeste. Queria que o senhor passasse pelo Hospital Getúlio Vargas, Hospital da Restauração (Ah, e tenha cuidado de não pensar que está dentro de um jardim botânico). Queria que se o seu tempo desse andasse um pouco pelas nossas estradas, ou que fosse conhecer um galpão que tem milhares de motos apreendidas de pessoas pobres e que precisam delas para trabalharem, mas que não podem porque o estado a levou, deixando muitos moto táxis sem terem como trabalhar. 

Infelizmente, só posso lhe dizer: Presidente Bolsonaro, seja bem vindo a Pernambuco. Mas não repare a bagunça. Essa bagunça ainda vai ficar uns tempos aí, até que o povo resolva arrumá-la.

Recife, 24 de maio de 2019

Postar um comentário

0 Comentários