Nota de apoio: Contra a Censura ao Blog do Ricardo Antunes.

Imagem relacionada
Caros leitores, sem querer entrar no mérito da censura realizada, pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco ao blog do ilustre jornalista Pernambucano, Ricardo Antunes, temos a pugnar de que o direito a informação não se trata de garantia apenas individual do Jornalista no escorreito exercício profissional, mas, de toda sociedade brasileira e de Pernambuco, de nos limites da lei, ter acesso aos acontecimentos e informações, isto, em todo tempo.


Pois bem, neste diapasão, embora não haja unanimidade, o Supremo Tribunal Federal já repudiou a possibilidade da censura prévia em algumas ocasiões. Em dois dos casos, fixou-se que tanto o inciso IX do artigo 5º quanto o parágrafo 2º do artigo 220 da Constituição vedam essa prática.

Pelo primeiro dispositivo, fixa-se que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". No artigo 220, a idéia é reforçada com a vedação "a toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística". 

De onde o presidente do STF, à época; ministro Marco Aurélio, extraiu o embasamento para sintetizar sua opinião de que "é proibido proibir" nessa matéria.

Portanto, fica aqui nosso apoio, irrestrito, no sentido do colega blogueiro e jornalista, Ricardo Antunes, de não sofrer qualquer tipo de violação no seu direito, de exercer seu múnus público à promover a idônea informação, acerca dos fatos ocorridos na sociedade de Pernambuco, por óbvio, sempre nos limites da lei.

Silvinho Silva - Editor e escritor do Blog do Silvinho Silva

Postar um comentário

0 Comentários