Na Câmara, João da Costa propõe criar Comissão de Relações Internacionais

Com potencial de desenvolvimento econômico, cultural e turístico e aproveitando a rede consular instalada na capital pernambucana, o vereador João da Costa (PT) propôs a criação de uma comissão especial de Relações Internacionais na Câmara do Recife. O pleito foi apresentado nesta quarta-feira (22), durante visita do embaixador da Eslovênia, Alain Brian Bergant, e do cônsul Rainier Michael à Casa de José Mariano. O pedido do petista foi encaminhado ao presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), que se mostrou entusiasmado com a iniciativa.

O vereador João da Costa destacou que Recife possui 43 representações diplomáticas, entre as quais a dos Estados Unidos, China, Alemanha e Inglaterra, sendo a terceira capital brasileira com a maior rede consular, ficando atrás apenas de São Paulo e Brasília. Devido a esse extenso corpo diplomático, João da Costa frisa que a capital pernambucana pode usufruir de intercâmbios culturais e econômicos, atraindo investimentos para Pernambuco e captando ainda mais turistas para o Estado.

O petista lembrou que, durante sua gestão na Prefeitura do Recife, em 2012, implantou uma Coordenadoria de Relações Internacionais, que teve como foco a implantação de processos de cooperação técnica e de irmanamento. Entre as mais de 20 “cidades irmãs” do Recife estão Nantes (França), Rosário (Argentina) e Guangzhou (China). 

“O Recife possui um importante ‘hub’ consular no Nordeste e isso tem um papel fundamental do ponto de vista econômico, cultural e turístico. Podemos desenvolver um trabalho para inserir o Recife na rota de futuros negócios e trazer o que há de melhor em experiências na Educação, Desenvolvimento Sustentável, Economia e Cultura”, justificou João da Costa. “A comissão tem justamente esse objetivo de estreitar a relação com o corpo consular e identificar oportunidades”, acrescentou.

O embaixador Alain Brian salientou que Recife tem muito a aproveitar com a relação diplomática entre Eslovênia-Pernambuco devido a parceria comercial estabelecida entre os portos de Suape e de Koper. O cônsul esloveno Rainier Michael reforçou a necessidade de a Câmara do Recife estabelecer um canal de diálogo com a rede consular. “A Câmara tem esse papel fundamental para apoiar as relações internacionais e diplomacia e a criação de uma comissão específica reforça esses laços”, afirmou o representante diplomático. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo, de janeiro a abril deste ano, Pernambuco recebeu 2,4 milhões de turistas nacionais e internacionais, Desse total, 1,27 milhão tiveram o Recife como o principal destino. O maior fluxo de estrangeiros é de países como a Argentina, Portugal, Uruguai e Alemanha. Já no turismo doméstico, visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará são os maiores.

Fotos: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários