Coluna do Blog - Dia 28 de maio de 2019

A Renovação Política de Xexéu

Imagem relacionadaA cidade de Xexéu na mata sul de Pernambuco pode viver uma eleição atípica desde os seus últimos oito anos. Todos sabem que na cidade o Prefeito Eudo Magalhães (PSB) tem um peso político muito forte, no entanto, a novidade pode falar bem mais alto. Passados 8 anos do governo do PSB na cidade surge uma jovem liderança em busca de ser a novidade na cidade: Tiago de Miel.

Tiago é vereador pelo Democratas e já pensou em deixar o partido para disputar às eleições de 2020, no entanto a decisão pode ser revista por um fator novo: Embora Tiago tenha o apoio velado da deputada federal Marília Arraes (PT), ele provavelmente não disputará a prefeitura por este partido. Tiago tem sido procurado por algumas lideranças partidárias, inclusive pessoas ligadas ao Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) para que o mesmo permaneça no DEM e dispute a Prefeitura da cidade pelo partido. 

Para o MDB Tiago não vai. O fator da aproximação de Eudo Magalhães com o deputado federal Raul Henry (MDB) pesa para que o pré-candidato não vá para o partido do senador. Mas nada o impede de permanecer no partido que tem dois filhos de FBC: O deputado estadual Antonio Coelho e o Federal Fernando Filho. Além disso, Tiago ainda tem o apoio firme do ex-deputado federal João Fernando Coutinho (PROS) que também já disse que o partido está à disposição e pode ser um caminho caso Tiago não queira ficar no DEM.

Veio de Helena
O Presidente da Câmara Municipal de Xexéu, Vereador Veio de Helena (PSB) é um dos nomes que vem sendo cotado como provável candidato a prefeito de Eudo Magalhães. Também está no páreo o secretário Max. No entanto, o candidato na cidade, que contará com o apoio de Eudo e da família Magalhães passa pelo crivo do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) e de Noé (PSB) que será candidato em Água Preta.

Eudo e Água Preta
Há quem diga que Eudo Magalhães irá entrar de corpo na campanha do seu filho Noé, na cidade de Água Preta. Noé tem buscado pavimentar sua candidatura na cidade onde enfrentará o atual vice-prefeito Tonhão que deve estar indo para o PROS. Ainda na cidade de Água Preta, existe uma terceira via que atende pelo nome de Paulo Barreto que inclusive será entrevistado por este blogueiro amanhã (Quarta-Feira).

Descanso da política
Eudo já foi prefeito de Água Preta, Joaquim Nabuco e Xexéu. Tem feito uma administração dentro da "normalidade" na cidade e deve tirar um descanso da política a partir de 2021. No entanto, o seu nome terá um peso na decisão da eleição de Xexéu, a questão é que este peso pode ter um "teto". E a partir deste teto, não se tem mais limites.

O legado
Além de Clodoaldo Magalhães (PSB) e de Noé Magalhães (PSB), Eudo Magalhães Filho também é um nome sempre lembrado na disputa pelo comando da cidade de Primavera.

O Prefeito Popular
A oposição pode até não concordar politicamente com algumas atitudes ou posições políticas do Prefeito Neto Barreto (PTB) de Joaquim Nabuco. Mas uma coisa ninguém pode botar defeito: Os stories dele no Instagram tem feito o maior sucesso. E quando entra os dois sobrinhos do prefeito na história aí é que fica engraçado mesmo.

Silvinho Silva - editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sempre lembrando que o nome de Noé Buarque na disputa para o poder executivo em Xexéu não está descartado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir