Coluna do Blog - 17 de maio de 2019

Resultado de imagem para Libertação dos escravos
A escravidão não pode fazer parte da humanidade.

A polarização entre direita e esquerda não ajuda na educação. Reparem bem: Uma educação que é pautada tanto por ideologias de esquerdas ou por radicalismos de direita não tem como obter sucesso. Eu já escrevi em outras colunas que um governo deve ser pautado por um projeto político que tenha embasamento, que tenha estudo profundo e jamais por achismos. 

Vejam a que ponto chegamos no nosso país: Na última quarta-feira o deputado federal por São Paulo Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) causou revolta ao fazer referência à escravidão. Disse ele:

“A natureza humana nos leva a esses grandes conflitos. Nos leva a esses conflitos de escravizar o outro, isso faz parte da nossa natureza, faz parte do ser humano”, disse. “Como combatemos isso? Essa é a grande questão”. Senhor deputado, a escravidão não faz parte da natureza humana. Escravidão tem que ser rejeitada e combatida. Todas as leis que combatiam a escravidão aqui no país demoraram anos para serem cumpridas e só foram porque houve pressão internacional. E vale lembrar que Luiz Philippe é trineto da Princesa Isabel. 

É bom lembrar aqui que a libertação dos escravos negros (Porque já teve a escravidão indígena) foi uma vitória da luta popular, teve participação efetiva da população que enfrentou os escravocatas e venceu no parlamento (nas duas casas) e daí a lei foi chancelada pela chefe de estado, a Princesa Isabel, porque Dom Pedro II estava no exterior. A vitória não foi só da Princesa Isabel, foi do povo que lutou. Vale lembrar que o Brasil foi o último país a abolir a escravidão.

O discurso do deputado foi duramente criticado e iniciou uma revolta no plenário da Câmara –algo incomum para sessões solenes. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) comandou o protesto contra Orleans e Bragança.

“A história precisa de tempo para que se revele e nós estamos muito, mas muito cedo ainda para entender o que foi o processo da escravidão. Portanto, esse processo que beneficiou poucos e brancos –e não negros– jamais sairá da cabeça deles enquanto nós não tivermos a coragem de fazer o que fizemos aqui: a contradição real e concreta”, disse Benedita sobre o protesto em plenário contra Orleans e Bragança.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, foi 1 dos autores do pedido de realização da sessão solene. Eduardo definiu princesa Isabel como “uma pessoa feminina” que pessoas fazem “questão de não enaltecer”.

“Talvez por ser branca, por ser uma mulher de raça, que naquele tempo, no século 19 ainda, já levantava bandeiras contra o regime escravocrata”, disse.

O deputado disse que gosta de ler clássicos gregos e da história romana.

Safoneiro sim senhor
O empresário Gilson Machado Neto foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como Presidente da Embratur.Gilson é empresário de comunicação e tem emissoras de rádio em Pernambuco e Alagoas. Também em Alagoas, tem negócios no ramo da hotelaria, na paradisíaca praia de São Miguel dos Milagres, refúgio de muitos famosos brasileiros. No Tocantins tem fazendas e dedica-se à criação de gado leiteiro e de corte. Por último, Gilson tem um outro negócio, quase um hobby, que é a banda Forró da Brucelose, que igual a tudo que ele põe a mão, é um dos maiores sucessos do cancioneiro nordestino. Na Brucelose, além de dono, é também um dos sanfoneiros.

No entanto...
A mídia fez questão de destabilizar a escolha do presidente Bolsonaro pelo empresário Gilson Machado dizendo que Bolsonaro tinha escolhido um "safoneiro". Gilson também tem formação acadêmica em veterinária e, diferente até de alguns ministros, é trilíngue. E achando pouco, Gilson é piloto de avião, navegador dos sete mares, mergulhador e estudioso do turismo mundial, com milhares de milhas e km rodados pelo mundo. Agora eu me questiono: Diante de um vasto currículo desse que mal há em ser safoneiro? 

Ah, eu lembrei! Bolsonaro é preconceituoso com nordestinos, não é mesmo? E safona faz lembrar de Luiz Gonzaga que era de Exú, Pernambuco. E Pernambuco fica no nordeste... Peraí! Quem é o preconceituoso mesmo?

Túlio Gadelha quer suspender decreto de Bolsonaro
O deputado federal Túlio Gadelha (PDT)protocolou, ontem, um projeto de decreto legislativo na tentativa de suspender o decreto do presidente Jair Bolsonaro que concede à Secretaria de Governo, comandada pelo ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, a atribuição de avalizar nomeação de reitores de instituições federais de ensino e de outros cargos do segundo e terceiro escalão.

Vai enfraquecer às universidade segundo Tulio
O pedetista argumenta que o ato assinado pelo presidente fere a autonomia das universidades, prevista no artigo 207 da Constituição Federal, em dois pontos: desrespeita a tradicional lista tríplice para a escolha da reitoria e pratica ingerência nas prerrogativas dos reitores, quanto à nomeação de servidores.
“Este decreto de Bolsonaro é mais uma tentativa de enfraquecer as universidades federais, as quais ele deveria estar cuidando e investindo, não cortando recursos. Além de ferir a autonomia das universidades, prevista na Constituição, esta medida tem tudo para ser um instrumento de perseguição e retaliação”, declara Gadêlha.

Marília em Catende
A deputada federal petista Marília Arraes estará hoje às 11 da manhã na casa do advogado e ex-vereador Rinaldo Barros, pré-candidato a prefeito de Catende, para convidá-lo a integrar os quadros do PT. Rinaldo é um grande nome na disputa pelo executivo municipal na cidade e se fortaleceu com a votação recebida em outubro quando teve quase seis mil votos para deputado federal só em Catende. 

Rejeição em Primavera
A Prefeita de Primavera Dayse (PSB) vai ter que correr atrás do prejuízo para poder recuperar a popularidade que vem perdendo na cidade e poder tornar uma candidatura sua competitiva. A prefeita vai enfrentar dois nomes fortes na cidade: Jandelson Filho, que é filho do Galego do Gás e Eudo Junior. Segundo informações a violência crescente na cidade e o alto índice de desemprego entre os jovens tem sido fatores determinantes para a rejeição da prefeita.

Hospital abandonado em Amaraji
Vários leitores da cidade de Amaraji tem enviado algumas fotos e vídeos do hospital da cidade que está totalmente abandonado pela atual gestão do prefeito Rildo Reis. Nas fotos que chegaram a este blog, tem televisão quebrada, lixo para tudo que é canto. E cadê o prefeito? Quais às ações que vem sendo tomada para tentar resolver isso?

Mal humor terrível
O Prefeito Izaías Régis (PTB) de Garanhuns, anda em um mal humor terrível. Pessoas ligadas ao prefeito, lá dos corredores da prefeitura dizem que embora ele já tenha escolhido seu vice, Haroldo, para disputar a prefeitura do município, a falta de recursos tem atrapalhado sua gestão. Para completar de terminar, o governo enfrenta um alto índice de rejeição na cidade e é questionado por tudo no mundo.

Silvinho Silva - editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial



Postar um comentário

0 Comentários