Alessandra Vieira solicita regularização de repasses para a Saúde de diversas cidades

A deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) solicitou ao Governo do Estado, por meio de diversas indicações publicadas nesta sexta, 17, no Diário Oficial, uma solução para os débitos da contrapartida estadual no financiamento do SUS nos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Santa Maria do Cambucá, Joaquim Nabuco, Toritama, Poção, São Joaquim do Monte, Vertentes e Brejo da Madre de Deus. 

De acordo com a parlamentar a falta destes repasses  está causando inúmeros problemas para a população destas cidades,  prejudicando o financiamento das políticas de Hospitais de Pequeno Porte, Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária, SAMU e Assistência Farmacêutica. 

“Através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONSEMS-PE) verificou-se que o débito acumulado é desde 2013 .  As Secretarias Municipais de Saúde necessitam da regularização desses repasses para que possam exercer suas atribuições para a melhoria da saúde da população”, defende a parlamentar. 

Audiência Pública - Nesta semana, Alessandra Vieira participou de audiência pública na Assembleia Legislativa que debateu o desabastecimento de medicamentos na farmácias do estado. Durante seu pronunciamento, ressaltou que “muitos municípios não estão conseguindo fechar a conta pela falta de repasses estaduais para a saúde. Somando as cidades, é um valor total de R$ 219 milhões. Em especial a farmácias, Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, tem uma média de R$ 900 mil de repasses atrasados”, concluiu a parlamentar.

Postar um comentário

0 Comentários