Deputado Delegado Lessa destaca o Alto do Moura na passagem do Dia do Artesão

O Dia do Artesão, comemorado nesta terça-feira 19, não passou despercebido na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O deputado estadual Delegado Lessa (Progressistas) utilizou a tribuna da Casa para homenagear estes profissionais. No discurso, o deputado mencionou os artesãos das mais diversas regiões de Pernambuco, mas destacou os do Alto do Moura, em Caruaru.

Durante o discurso, o deputado contou um pouco da história do Alto do Moura, enfocando a importância do Mestre Vitalino na transformação da base econômica do lugar, fortalecendo o turismo em Caruaru. O deputado também expôs a relevância do artesanato para a formação da identidade cultural da região. “O valor das peças do Alto do Moura vai para além dos objetos, mas possui significados históricos e patrimoniais, sendo de grande relevância para a economia criativa e para o desenvolvimento econômico e social da região”, pontou Lessa.

Na ocasião, o parlamentar presenteou os deputados que compunham a Mesa Diretora da Alepe – Eriberto Medeiros, Simone Santana –, bem como os deputados Sivaldo Albino e Fabíola Cabral, com peças de barro de artesãos do Alto do Moura. “Essa lembrança retrata a expressão cultural do nosso povo”, disse.

Homenageados

O deputado, ainda, apresentou uma lista de artesãos do Alto do Moura, os quais ele considera “dignos de homenagens”. Luiz Antônio, Marliete Rodrigues, Nicinha Otília, Nerice Otília, Ivonete da Silva, Socorro Rodrigues, Severino Luiz, Cícero José da Sulva, Shivo, Marco Antônio Rodrigues, Severino Barbosa, Elisvânda Barbosa, Maria Claudineide Rodrigeus, Elias Vitalino, Telma Maria da Silva, Elza Bernardino, Yolanda Marques, Moacir Severino, Marivaldo Severino, Terezinha Gonzaga, Gilliard Gonzaga, Genivaldo Antônio da Silva, Ademilson Rodrigues, Helena Rodrigues, Emerson Nogueira, Eronildo Pereira, Maria do Carmo da Silva, Drielle Silva, Ademir Antonio da Silva, Ildaci Maria dos Santos, Ednaldo José da Silva, Ivanilda Paiva de Souza e Josefa Regina da Silva integravam a relação. A Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM) também recebeu destaque pelo parlamentar.

Fotos: Viliane Gomes

Postar um comentário

0 Comentários