Coluna do Blog - Dia 20 de março de 2019

Resultado de imagem para Trump e Bolsonaro
O Presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira em encontro com o Presidente Jair Bolsonaro (PSL) que vai apoiar a entrada do Brasil na OCDE (Organização para cooperação de desenvolvimento econômico) e discutir com o Bolsonaro uma provável intervenção militar na Venezuela. A visita de Bolsonaro rendeu inúmeras críticas por parte da esquerda brasileira que não acredita de maneira nenhuma que uma aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos seja favorável ao Brasil, ou seja, para alguns deles, a aproximação do Brasil com os Estados Unidos tende a trazer lucros apenas para este último. No entanto, o que ficou acordado entre Bolsonaro e Trump não mostra isto.

O acordo celebrado entre os dois países, documentado e divulgado pela Casa Branca traz pontos que beneficiam o Brasil e poderão elevar a economia do país. Tanto o Brasil quanto os Estados Unidos se comprometeram a reduzir às barreiras comerciais.  "O Brasil vai importar trigo dos Estados Unidos a taxa 0%", os americanos vão fazer visita técnica ao Brasil para avaliar a carne bovina que está embargada desde 2017. O Presidente Trump disse que pode pensar em facilitar os vistos para brasileiros. Um dos assuntos principais entre os dois foi com relação a Venezuela.

O Presidente americano disse que ainda não usou táticas duras contra a Venezuela e não descartou uma intervenção militar no país. Indagado pela imprensa nacional, o Presidente Bolsonaro preferiu não responder e disse que este era um assunto para ser tratado no privado.

Não tem como se esquivar do assunto: De fato, a presença de Bolsonaro e Trump em um encontro com os dois sendo chefes de estado, era algo quase que impossível e inimaginável para a imprensa dos dois países às vésperas das eleições de ambos quando se propagava que nem um nem o outro tinha chances reais de chegarem ao poder. O resultado, é a própria imprensa cobrir o encontro daqueles, justamente daqueles que jamais passava pela cabeça dos mesmos que iriam chegar ao Poder.

Personalidades idênticas - A mídia internacional não poupou de comparar e afirmar que tanto o Presidente Trump, quanto o Presidente Bolsonaro tem personalidades muito, mas muito parecidas. O uso das redes sociais, o combate ao socialismo e o uso de jargões como "Fake News" endossam tais palavras da mídia americana.

Retirada de direitos - A visita de Bolsonaro aos Estados Unidos foi duramente criticada pela deputada federal Marília Arraes que fez questão de dizer que a pressa de Bolsonaro com a visita aos Estados Unidos só demonstra o interesse de entrega do patrimônio brasileiro aos Estados Unidos. 

Entreguismo - Diz a deputada em suas redes sociais: "O objetivo do Governo Bolsonaro é atender ao interesse norte-americano e, cada vez mais, abaixar a cabeça para Trump e o poderio capitalista. Durante visita aos EUA, Bolsonaro assinou decreto que entrega a Base de Alcântara, no Maranhão, aos militares americanos e também confirmou que eles, e qualquer outro cidadão daquele país, não precisarão mais de visto para entrar no Brasil. O entreguismo deste Governo dá de bandeja aos EUA um espaço estratégico para o lançamento de foguetes e satélites e demonstra toda subserviência de Bolsonaro aos interesses estrangeiros."

Artesão - O deputado delegado Lessa (PP) lembrou a passagem nesta terça (19) do dia do artesão. O deputado estadual Delegado Lessa (Progressistas) utilizou a tribuna da Casa para homenagear estes profissionais. No discurso, o deputado mencionou os artesãos das mais diversas regiões de Pernambuco, mas destacou os do Alto do Moura, em Caruaru.

Água - A Frente Parlamentar em Defesa da Água do Nordeste irá lembrar o Dia Mundial da Água, na próxima sexta-feira, 22, com uma defesa veemente da manutenção dos recursos do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, o Plano Novo Chico. A informação é do deputado federal Fernando Rodolfo (PR-PE), presidente da Frente,criada por requerimento de sua iniciativa e formada por 205 deputados de todos os partidos.

PDT mandou recado: Vai de Túlio - Na primeira semana de janeiro fizemos uma coluna aqui no Blog afirmando que o deputado federal Túlio Gadelha seria candidato a prefeito do Recife, fato que foi tornado público hoje, dia 19 pelo PDT, seu partido. Coincidência ou não, a declaração do partido ocorre no mesmo dia em que noticiamos a traição de Tony Gel de um acordo selado pelo Palácio. Recado está dado: Se tiver Tony em Caruaru, vai ter Túlio no Recife. Entenderam?

Silvinho Silva - Editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com
(81) 98281 4782

Postar um comentário

0 Comentários