Coluna do Blog - 19 de Março

Resultado de imagem para edificio holiday
Geraldo Júlio: O exterminador do Holiday

Qual pai de família não sonha em ter um teto? Em ser dono de uma residência? Em deixar de pagar aluguel. Agora imagine você adquirir um apartamento ou uma residência e por total irresponsabilidade da Prefeitura local, simplesmente você recebe uma ordem judicial de que precisa deixar sua residência. Foi mais ou menos o que aconteceu com o Edifício Holiday, na capital recifense. No entanto, quando se existe um problema deste que vale salientar não é apenas neste edifício, mas em outros, o prefeito da cidade tem o dever de dar condições às famílias para recuperar seus imóveis e a isto nós chamamos de dar "dignidade humana" às pessoas.

Ao retirar às famílias do Edifício Holiday, o Prefeito Geraldo Júlio está arrumando um grande problema social para o Recife. Nesta segunda (18) a Defesa Civil disse que não risco iminente do prédio desabar. Isso mesmo, a Defesa Civil afirmou isso. A indagação que fica é: Se não há risco, então qual o motivo da pressa do prefeito Geraldo Júlio ir à Justiça para colocar para fora do prédio mais de 3 mil pessoas? O prazo para desocupação do imóvel, determinado pelo Tribunal de Justiça, acaba na próxima quarta (20).

E não foi apenas a Defesa Civil! Um engenheiro voluntário chegou a dizer que, de fato, não há risco de desabamento no prédio, e questionou a necessidade de retirar todos os moradores do prédio para a reforma seja feita e também a suposta falta de laudos técnicos por parte da Defesa Civil. Enquanto o ex-prefeito e atual deputado João Paulo (PC do B) ficou conhecido como o prefeito que retirou famílias das Palafitas, Geraldo Júlio vai entrar para a história como o exterminador do Edifício Holiday. A diferença é que João Paulo retirou os moradores das palafitas e colocou-os em um conjunto habitacional. Geraldo Júlio está oferecendo a porta da rua como saída para os moradores do Edifício.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Marco Aurélio (PRTB) chegou a criticar duramente a falta de humanidade do Prefeito do Recife, em um texto que foi publicado por mim aqui no Blog. 
Disse Marco Aurélio "O prefeito está a seis anos administrando a cidade , só nesses últimos dias ele soube que existia o edifício Holliday com todos os seus problemas e outros tantos no Recife ?
Dê a mão à palmatória prefeito , faltou uma política de seu governo pra esses prédios , ainda dá tempo , volte atrás , busque uma solução humana para os moradores do Holliday.
Houve um caso muito parecido com o Holliday no Rio de Janeiro com o edifício Pedregulho, lá o governo buscou uma solução e resolveu o problema.
Prefeito Geraldo Julio , como cristão eu imploro não queira entrar para a história do Recife como o prefeito que foi o algoz do Holliday."

Mas o mundo de desigualdades existe e Recife é um grande exemplo. Enquanto o prefeito descansava em Foz do Iguaçu com sua família (Como nós mostramos aqui no Blog), os moradores que ainda não deixaram o prédio aproveitaram o sábado e o domingo para deixarem o prédio, conforme ordem judicial. Esse é o verdadeiro retrato do Recife, esse é o verdadeiro retrato do governo do PSB. Aquele que você vê pela TV é apenas um filmete feito por equipe de marketing da prefeitura. A realidade é bem diferente.

Quem encontrou uma casinha, um lugarzinho para morar ainda tá bom. E quem ainda não encontrou e só tem até esta quarta para deixar o edifício?

O que disse a Celpe 
As instalações elétricas e estruturais do prédio foram condenadas em laudos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, pela Defesa Civil do Recife e pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e, de acordo com os documentos, oferecem risco à integridade física dos cerca de dois mil ocupantes dos 476 apartamentos. Todo o imóvel está sem energia elétrica e, consequentemente, sem água e sem acesso pelo elevador desde o dia 6 de março, quando um curto-circuito interrompeu o fornecimento de eletricidade para as unidades.

O que disse a Defesa Civil
No encontro, o secretário-executivo de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar, assegurou que “o prédio não tem risco iminente de desabamento”. O prazo para desocupação do imóvel, determinado pelo Tribunal de Justiça, acaba na próxima quarta (20).

As JUNTAS apareceram! 
Nesta terça-feira, 19 de março, a Comissão de Direitos Humanos da Alepe, presidida pelas Juntas Codeputadas, realiza uma Audiência Pública para discutir a situação do Holiday e buscar uma solução conjunta de apoio e segurança para as famílias atingidas. (Informações do Instagram das Juntas)

Onde está João Campos?
Não dá para levar a sério esse mandato do deputado João Campos (PSB). Um rapaz que se coloca como pré-candidato a prefeito do Recife e não aparece para dar o ar de sua graça de maneira alguma. Sinceramente, se Paulo Câmara já é apagado como governador tem em João Campos um fiel discípulo. O cara nem vai e nem vem. Aparece, João!

João da Costa
Para João da Costa, em meio às dificuldades vividas pelos moradores, é preciso preservar vidas e o Edifício Holiday, um marco histórico e arquitetônico do Recife. “Amanhã vamos sentar e achar as soluções que garantam a permanência das famílias com segurança. Se há risco ao prédio também há um problema social ao se retirar essas famílias, pois muitas não têm para onde ir" disse o vereador e ex-prefeito da cidade que é muito mais sensível às causas sociais do que Geraldo Júlio.

Recuperando a economia
O leilão dos aeroportos, feito na última sexta-feira, terá impacto no corte no Orçamento que o governo deve anunciar no final desta semana. Os R$ 2,377 bilhões obtidos, à vista, com as concessões no setor aeroportuário demandarão um bloqueio menor nos gastos neste começo de ano, já que a previsão inicial de receita era de apenas R$ 220 milhões.
Contingenciamentos, em geral, são feitos no primeiro semestre do ano. A equipe econômica os formata para adequar a previsão de receita às despesas e, dessa forma, cumprir a meta fiscal.

Dê a nota ao seu deputado estadual e federal
Muitas pessoas tem nos enviado mensagem cobrando a análise dos trabalhos dos parlamentares pernambucanos, sejam eles estaduais ou federais. A partir desta quarta estaremos dizendo quem está fazendo acontecer e quem não está com essa bola toda. Vamos analisar todos.

Se Adaptando
Alguns deputados, mesmo àqueles que ainda estão no primeiro mandato já parecem familiarizados com a Assembleia Legislativa ou com a Câmara Federal. No entanto, alguns deles parece que se apagaram de vez. Entrei em contato com alguns deputados nesta segunda-feira para cobrar mais atitude e simplesmente, nos disseram que estão se "adaptando".

Silvinho Silva
Editor do Blog
(81) 98281 4782
silvinhosilva2018@gmail.com 


Postar um comentário

0 Comentários