Entrevista: Manoel de Corubas, Presidente da Câmara de Jaqueira

Estivemos em Jaqueira para ouvir o presidente da Casa, Vereador Manoel de Corubas (PROS). Ele nos falou sobre os seus trabalhos na casa, sobre o cenário municipal e sobre os projetos que defende para a cidade. Eleito para o primeiro mandato de vereador ainda em 2016, Manoel conseguiu a façanha de ser eleito presidente da Câmara Municipal de Jaqueira para o biênio de 2019-2020.

O trabalho no segundo biênio
Um trabalho transparente como a gestão de 2017 a 2018 foi feita, um trabalho que foi exemplo não só na cidade mas também na zona da mata sul, como por exemplo o Portal da Transparência. O envolvimento dos servidores, entre outros. O que nós queremos é avançar os trabalhos. Chego a citar como exemplo para nós aqui o trabalho do Prefeito Marivaldo Andrade (PT) que vem fazendo um grande trabalho no município. Um trabalho em conjunto, esse é o meu plano de trabalho.

Trabalho com os vereadores
Aqui graças a Deus, apesar de eu ser novato aqui na Câmara eu acho um poder bastante unido, tem suas diferenças políticas, mas todo mundo aqui trabalho alinhado defendendo sua bandeira. E é esse tipo de harmonia entre os vereadores e também entre os poderes que eu desejo manter para o benefício do povo de Jaqueira. 

Trabalho do Vereador Manoel de Corubas
Eu tenho um trabalho voltado para o público da zona rural. Um ofício meu, como servidor atuei em Catende e aqui no mandato de vereador tenho procurado fazer uma defesa dessa população que sempre foi menos assistida. Hoje o cenário político mudou, e melhorou muito o apoio aos agricultores com estradas vicinais, escoação de produtos, que vão diretamente para feira e para a mesa do município. A produção de bananas que é um marco na história de Jaqueira, o nosso município hoje produz 1 milhão e meio de bananas por mês, in natura. A intenção é beneficiar esse produto. Já que a prefeitura não suporta gerar essa economia para a cidade de dar uma assistência de 100% ao município, então nós fazemos por onde buscarmos essas melhorias. Como eu faço parte desse cenário, do campo, sou Técnico em Agropecuário e Agrologia e esta área é a que eu defendendo. Essa é a minha bandeira.

O nosso trabalho é um trabalho de agricultura, mas também de parceria com a saúde, a educação porque nós precisamos estar conscientizando o povo das melhorias. A gente fez a instalação do programa do PNAE que chegou em 2002 e só foi instalada em 2014. Inclusive teve diversos P.A.A estaduais como o da Conab, que atende 40 famílias e agora e nossa meta é contemplar cerca de 200. Nessa questão foi liberada para a Associação do Engenho Barra Nova, R$ 318.000,00 e isso significa que num cenário como esse para a nossa economia isso vai se transformar em R$ 1 milhão. Com isso vira um círculo, agricultor-cidade-comércio e todos saem ganhando. Eu fico muito feliz de fazer parte no apoio de instalação desses programas.Isso foi uma promessa de campanha a qual o prefeito não mediu esforços junto com o secretário Elias para tornar realidade. Tenho trabalhado em programas como o Minha Casa Minha Vida Rural, o Pronaf B, AgroAmigo todos em parceria com o Banco do Nordeste, que é um banco que está ajudando e muito a agricultura familiar e o nosso povo de Jaqueira e região. Esse incentivo desses projetos é justamente para evitar que o nosso povo abandone a zona rural e cresça na vida com eles. Eu sou uma pessoa da zona rural, minha família é toda da zona rural, uma família de professores, minha irmã é professora, meu irmão também é professor e eu quero inclusive parabenizar essa classe trabalhadora que é a classe de professores.

Trabalho na Câmara
Hoje eu tentei colocar em pauta um requerimento para que seja implantado no município o SIM que é o SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL, porque nesses projetos citados anteriormente mesmo nós não podemos adquirir laticínios, poupa de fruta, carne fresca no município porque não tem esse selo municipal. Esse projeto é importante para que no próximo ano os agricultores estejam inseridos nesse contexto.
Coloquei também um requerimento para que a Secretaria de Educação invista mais nos jovens que terminaram o ensino médio com um curso técnico. Tem por exemplo o SERTA de Glória do Goitá o qual eu fiz parte e levei mais quatro jovens e nós conseguimos nos formar no curso de agroecologia. Este curso mesmo está aberto às inscrições até o dia 29 e eu indico. Teve a questão da água liberada para o engenho de Corubas, levou caixas d'água e poços artesianos. E nós conseguimos também construir cisternas de 30 mil litros a qual eu aprendi no SERTA, e nós vamos estar inaugurando em breve. O engenho Corubas vai ter água nas torneiras uma parceria nossa com o prefeito Marivaldo.

Atividades do Parlamentar
Nós vimos fazendo há 25 anos o torneio do dia das mães lá na Zona Rural. Estou convidando você Silvinho a participar, chega a ter um público de 2.500 pessoas. Eu coloquei também um requerimento pedindo o apoio para os times de futebol do engenho. Todos esses incentivos, é para que o homem do campo permaneça lá no campo e não venha viver na zona urbana onde temos uma dificuldade enorme de empregos. Nós também trouxemos exames de vistas para o povo, para ajudar na saúde da população. Parabenizo também pelas parcerias com o Hospital Municipal, o diretor Miguel e o prefeito Marivaldo que tem trabalhado sempre em prol do nosso povo e dado a vida por aquele hospital. Dá para perceber que eu sou muito ligado a agricultura, o povo percebe tanto que eu já fui chamado de pé de banana.

Mas também não foi apenas a zona rural, nós estamos lutando por uma Jaqueira melhor. Demos o apoio no projeto da entrada da nossa cidade e conseguimos apoio com o nosso deputado federal João Fernando Coutinho que enviou emendas para aquisição de materiais de saúde e também de ambulância. 

Agradecimentos
Quero agradecer a oportunidade de poder conceder essa entrevista ao Blog, espero contar com o apoio de todos vocês do Blog para acompanhar sempre o nosso trabalho, agradecer a todos que confiam na gente que confiam no nosso mandato e dizer que Manoel de Corubas é um vereador que está sempre de braços abertos para ajudar o povo da nossa querida cidade de Jaqueira. 

Postar um comentário

0 Comentários