Bloco da Mulher da Sombrinha já tem data para fazer o 36º desfile

DSC_1012.JPG
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, realiza entre os dias 21 a 24 de fevereiro a programação pré-carnavalesca do município. As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (28), na sede do governo municipal. Serão promovidos shows com bandas, desfiles de blocos com trio elétrico e apresentações de charangas. Serviços básicos da administração pública estarão à disposição dos foliões.

Neste ano, o período carnavalesco do município vai homenagear os 100 anos dos Bonecos gigantes no Brasil. Pessoas que ajudaram a construir a história da boneca gigante, também serão homenageadas. Toda estrutura física do evento receberá o nome de algum dos homenageados. O projeto traz objetos ligados ao trabalho da cana-de-açúcar. As ilustrações gráficas irão reforçar ainda mais a origem da grande boneca sedutora. 

A lenda misteriosa da Mulher da Sombrinha completa nesta edição 36 anos de uma história cercada de muitos segredos. A roupa que a boneca deve vestir só será revelada no dia do grande desfile. A organização espera um público aproximado de 30 mil pessoas da região e fora do estado. No primeiro ano do bloco, em 1983, o bloco levou para as ruas de Catende cerca de 30 pessoas.  

“Anunciamos hoje com alegria os homenageados do carnaval da terra da Mulher da Sombrinha, Catende. Escolhemos nomes de quem ajudou a construir a história dessa lenda viva”, contou o secretário de Cultura, Jadson Lufran. Ainda segundo ele, o bloco da mulher gigante é o mais esperado pelos foliões da região da Mata Sul do estado. “Nossa expectativa é receber no próximo mês, cerca de 30 mil visitantes da nossa região e até mesmo de fora do estado”, concluiu o secretário.

A rua onde começa o tradicional desfile da Mulher da Sombrinha, receberá o nome de ‘Marcos Catende’, um dos homenageados. A rua da Saudade como é conhecida, receberá ainda o polo Jorge Benjamim, outro homenageado. No mesmo circuito será montado o camarote do prefeito do município, Josibias Cavalcanti, e homenageará o ex-vereador Inácio de Loiola. Tomires Ramos é outro homenageado e terá um polo com o nome dele.  Silvio Romero e Irmão Vinho, também serão homenageados e darão nomes as estruturas de polos.

As proximidades da praça Costa Azevedo, receberá o nome de ‘Espaço Henrique Queiroz’ grande novidade desta edição. Este novo conceito vai oferecer toda estrutura necessária para quem vai brincar o carnaval. A antiga Estação Ferroviária, hoje funcionando como sede da Secretaria de Cultura e Turismo, será ponto de apoio para os serviços básicos. “Colabores da Defesa Civil, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal, estarão prestando assistência durante todos os dias de folia para os participantes”, garantiu o prefeito, Josibias Cavalcanti. De acordo com ele, achados e perdidos também funcionará na secretaria municipal de Cultura e Turismo.

O Cine Teatro Diamante vai receber pinturas e ornamentação carnavalesca, assim como a praça da prefeitura. No local, será montado um camarote em frente ao palco. Na praça, terá barracas com lanches à venda.  Banheiros químicos para homens e mulheres serão colocados em ruas próximas da praça Costa Azevedo.  

Outra novidade desta edição: a organização do evento vai oferecer uma estrutura que permitirá a comunicação com os participantes, através de compartilhamento de conteúdo em tempo real, interatividade pelas redes sociais, realização de sorteios e outros atrativos.

PROGRAMAÇÃO:

No dia 21, a partir das 21h30, os foliões poderão curtir a banda ‘Asas da América’, o trio elétrico sairá em frente à escola Estadual Costa Azevedo e encerra sua participação no espaço Henrique Queiroz, na praça Costa Azevedo.

A banda ‘Excesso de Bagagem’ desfila no dia 22, a partir das 22h, no bloco ‘Os Atrevidos’. A saída com trio elétrico acontece em frente à escola Estadual Costa Azevedo e segue até o espaço Henrique Queiroz. No palco, haverá apresentação do ‘Trio da Huanna’, a banda sobe ao palco às 0h.  

Já no dia 23, a partir das 21h, acontece na Avenida Presidente Getúlio Vargas, a concentração para o desfile do bloco da ‘Mulher da Sombrinha’. Charangas farão apresentações nos polos distribuídos no Circuito Marcos Catende, na avenida que dá o acesso ao cemitério. Pontualmente à meia-noite, a personagem gigante sairá da frente do cemitério Sagrada Família, acompanhada do operário e de outros bonecos gigantes. Uma orquestra e dois trios elétricos acompanharão os foliões até o final do percurso, no espaço Henrique Queiroz, na praça Costa Azevedo. No palco, a banda ‘Cheiro de Amor’ assume o comando da festa no palco da praça.

No dia 24, a partir das 16h, acontece na Av. Presidente Getúlio Vargas, a concentração para o desfile do bloco ‘Os Vagabundos’. A banda ‘Acadêmicos da Bahia’ encerra a programação e promete animar os foliões com percurso que vai encerrar no espaço Henrique Queiroz, na praça Costa Azevedo.

Postar um comentário

0 Comentários