Resumo da semana: Saiba os assuntos mais comentados na política durante a semana

Resultado de imagem para Jarbas e Geraldo Julio
Que tal um resumo das matérias mais comentadas da semana no meio político pernambucano? Vamos lá? Como vocês sabem o Recife que terá a disputa eleitoral mais importante do estado virou palco de segunda a sexta nos noticiários dos Blogs e jornais. O assunto principal que dominou a semana foi a posição do MDB na disputa pela prefeitura do Recife e ainda teve a reaproximação do PSL com o PSB de Geraldo Júlio e Paulo Câmara. Vamos relembrar?

O nome de Raul Henry
A semana que passou começou bastante movimentada no mundo da política pernambucana. Primeiro, uma entrevista do Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) rasgando elogios ao presidente do MDB no estado, deputado federal Raul Henry (MDB) e tendo outro senador também defendendo seu nome: Fernando Bezerra Coelho, do mesmo partido. Já no início da semana, os rapazes de recados do PSB mandaram indiretas pela imprensa estadual ao dizer que o MDB deve uma estrita lealdade ao PSB e deveria portanto apoiar a candidatura de João Campos (PSB) a prefeito do Recife e não ficar tentando barganhar cargos. Ainda houve quem chamasse a atitude de Raul de "chantagem".

Defendendo o nome
O Senador Fernando Bezerra Coelho aproveitou o momento para rasgar elogios ao nome de Raul Henry na disputa pela prefeitura. Setores do MDB lembraram que o PSB deve mais ao partido do que o contrário. A troca de indiretas começou tanto para um lado como para o outro. 

A Polêmica troca de João Campos por Tadeu Alencar
Os Blogs de Noélia Brito e de Magno Martins trouxeram à tona uma provável troca de candidaturas que estaria sendo discutida internamente pelos socialistas. Seria colocado o nome de Tadeu Alencar. O líder do PSB na Câmara negou que tenha tido essas movimentações e que João Campos continua sendo o nome para suceder Geraldo Júlio. Na verdade, Tadeu é intragável por alguns cardeais socialistas. E se por um acaso existisse alguma troca, uma certeza eu teria: Não seria por Tadeu Alencar. 

Mas acho que vão de João
Apesar de ter lido, e sabe-se que em ano eleitoral vazamentos surgem para cá e para lá acho muito difícil a essa altura do campeonato o PSB voltar atrás na candidatura do jovem deputado. Não teve candidatura lançada ainda, mas o nome de João já está bastante conhecido pelos recifenses e venhamos e convenhamos ele é um forte candidato. A oposição precisa acertar o passo para a disputa que repito "não vai ser fácil". Para ambos os lados. 

O jogo no Recife
O que estará em jogo não é uma eleição. O que estará em jogo no Recife é uma história. A história política de Eduardo Campos. Se o Recife avalizar o nome de João Campos e o eleger prefeito estará não só dando um grande respaldo a Frente Popular que governa o Recife há 20 anos, mesmo com suas brigas. Perdendo, pode ser o fim de um ciclo não só no Recife, mas poderá se estender ao estado.

O caminho da volta
Uma notícia que chamou a atenção de todos os pernambucanos durante a semana , foi a possibilidade do atual deputado federal Luciano Bivar, levar o PSL a apoiar o deputado federal João Campos à prefeitura do Recife. Eu noticiei e agora dou a minha opinião sobre o caso. O parlamentar saiu de cerca de 29 mil votos em 2014 para 117 mil em 2018 sendo o federal de Bolsonaro em Pernambuco. Fui testemunha de que muitos que votaram no deputado, votaram por "agradecimento" pelo fato de ele ter dado a legenda ao presidente. Todos sabem que Luciano Bivar não ganharia nunca essa eleição em 2018 não fosse a força da onda Bolsonaro. Ele está hoje deputado por causa do apoio dado pelo presidente.

Selando a paz
Pelo menos no MDB e PSB a semana terminou bem. Na sexta-feira, o senador Jarbas Vasconcelos recebeu a visita do Prefeito Geraldo Júlio (PSB) que foi fumar o cachimbo da paz com o líder do MDB em Pernambuco. A visita segundo Geraldo foi de "cortesia", mas segundo fontes, a pauta da conversa foi o apoio do partido ao PSB. O senador também pediu o apoio do PSB em cidades consideradas estratégicas para o MDB como Palmares e Caruaru. Embora o partido vá estar unido em várias cidades, em Petrolina a disputa será justamente entre os dois. E com Raul Henry no palanque de Miguel Coelho, é bom dizer.

Pronto gente. Esses foram os assuntos mais badalados da semana que passou e vamos aguardar para ver o que esta nova semana espera de nós. Espero que seja bastante produtiva para cada um de nós. 



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Blz tomos junto n polémicas ds políticas vamos cinbora porque a política vai pega fogo en Barreiros.tambem blz tomos junto.

    ResponderExcluir