Coluna do Blog - Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2020

Resultado de imagem para Prefeitura do Recife
Oposição precisa se unir

No ano de 2000, depois de consequentes derrotas, a Frente do Recife conseguiu retomar o poder na capital com a vitória de João Paulo para prefeito, na época pelo PT. Em 2006, a vitória se deu com base na estratégia montada pela própria oposição de lançar múltiplas candidaturas e se unir no segundo turno. Deu certo. Eduardo Campos foi o resultado de uma estratégia bem acertada na campanha de 2006. 

Agora, em 2020, estamos vendo novamente uma eleição na capital onde o grande alvo é o PSB que já vem administrando a capital durante anos, numa misturada com o PT. É lógico que o Prefeito Geraldo Júlio vai querer de todas às maneiras fazer o seu sucessor que provavelmente será o deputado federal João Campos. 

No entanto, melhor do que ouvir às opiniões de analistas políticos é bom ver os sinais e o que eles estão dizendo ao Recife. Não será apenas um nome que será eleito prefeito da cidade. Com o baixo índice de intenção de votos do pré-candidato da situação e a falta de desenvoltura dele (João Campos) na capital, muitos pré-candidatos acham que agora é "a sua vez", e não abrem mão de maneira nenhuma de entrarem na disputa.

A oposição em Recife não se unirá no primeiro turno. Em entrevista ao Blog, o Senador Armando Monteiro que é presidente estadual do PTB e um dos grandes nomes da oposição em Pernambuco disse que numa disputa que colocasse o PT e o PSB em palanques opostos, o campo oposicionista teria que se unir em torno de uma única candidatura. Assim, teria este grupo mais força de vencer a polarização e ir para o segundo turno e nesta possibilidade derrotar o PSB. 

Até o momento, o único que deu sinais de que poderia retirar sua pré-candidatura em prol de uma unidade foi Daniel Coelho. Está faltando a oposição ouvir mais, debater mais e discutir menos se quiserem realmente ter uma chance grande de vitória no Recife. 

Nada de estar fora - A deputada federal Marília Arraes (PT) se reunirá com o ex-presidente Lula esta semana. Na pauta do encontro, sua pré-candidatura a prefeita do Recife. Diferente de 2018 quando Marília juntou em torno de seu nome um grande apoio popular, desta vez está totalmente apagada da disputa na capital. Acho que a população recifense já está cansada da brincadeira de Lula e do PT.

Acabou a graça - O PT vem usando da artimanha de lançar Marília Arraes na disputa desde que seu nome cresceu em 2016. Ali, o próprio Senador Humberto Costa fez questão de apresentá-la a Lula como o nome do partido pelo governo do estado. Marília cresceu como um foguete. Depois o próprio Humberto tratou de rifá-la. Agora a brincadeira não está fazendo mais graça e o PT deve terminar abraçado com o PSB em 2020. E venhamos e convenhamos, a voz de Lula não é alta na capital.

Reforço na PM - O governador Paulo Câmara comanda, nesta segunda-feira (20.01), a cerimônia de formatura de 506 novos policiais militares, que vão reforçar o policiamento ostensivo em todo o Estado e fortalecer as ações do Pacto pela Vida. A solenidade de conclusão do curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar acontece no Campo do Derby, em frente ao Quartel do Comando Geral da PMPE.

France Hacker 2022 - Tem crescido muito o nome do atual prefeito de Sirinhaém, France Hacker (PSB) na região do litoral do estado. Recentemente, a esposa de France teve seu nome cogitado para disputar a prefeitura de Barreiros. France que está no seu último ano do seu segundo mandato deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022.

Via alternativa em Jaqueira - Mário Martins foi escolhido pelos membros do PP, como pré-candidato a prefeito da sigla na cidade de Jaqueira. O ex-vereador disse que irá apresentar o seu nome como uma alternativa ao dois grupos atuais na cidade: Ridete que disputará a prefeitura pela segunda vez, e o candidato que será escolhido pelo Prefeito Marivaldo Andrade.

Fora de cogitação - Inserido na lista dos fichas sujas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas de Pernambuco e respondendo a processos de improbidade administrativa na Justiça Federal, o ex-prefeito de Cupira, Sandoval Luna que agora está no PP será tudo menos candidato a prefeito na cidade. Ele já prepara nos bastidores o nome de alguém de sua família para entrar na disputa.

O Resumão - Estreamos neste domingo a coluna "Resumo da Semana" onde mostramos os fatos que ocorreram em todo o estado. A nova coluna que irá ao ar todos os domingos foi show de acessos, e vamos estar repetindo a dose nos próximos domingos. Um dos leitores que nos influenciou a criar essa coluna disse que no corre corre da semana fica complicado acompanhar todos os acontecimentos e o resumo ajuda muito a deixar atualizados. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial



Postar um comentário

1 Comentários