Pedra fundamental da Masterboi abre ciclo de crescimento do Agreste Meridional

O lançamento da pedra fundamental do frigorífico industrial da Masterboi em Canhotinho, ocorrido nesta sexta-feira (27.12), marcou o inicio da concretização do sonho de transformação do Agreste Meridional. A decisão da construção foi anunciada no dia 19 deste mês. O empreendimento vai gerar cerca de 800 empregos diretos e milhares de indiretos e terá capacidade de abater 500 bois por dia.

O evento aconteceu em clima festivo e sob o lema da esperança na transformação da região. Realizada na estrada de acesso ao distrito de Paquevira (PE-177), onde o frigorífico será instalado, a cerimônia reuniu milhares de moradores do Agreste que foram ali comemorar a chegada da Masterboi.

Um dos principais articuladores do empreendimento, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) destacou os impactos econômicos e sociais que o frigorífico vai propiciar. Observou que os postos de trabalho e a repercussão em toda a cadeia produtiva vão assegurar mudanças positivas na vida do povo. Disse que as possibilidades de crescimento são a certeza de um futuro melhor, com mais dignidade e qualidade de vida.

O prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, afirmou que o município se preparou para assegurar as condições necessárias para a viabilização do empreendimento. E salientou que Canhotinho caminha para entrar numa nova fase da sua história. Uma fase de prosperidade. Por sua vez, o diretor-proprietário da Masterboi, Nelson Bezerra, reiterou que a escolha por Canhotinho foi acertada e renovou a confiança no êxito da nova unidade, a primeira do Nordeste. A Masterboi tem frigoríficos em São Geraldo do Araguaia (PA) e Nova Olinda (TO).

Estiveram também na cerimônia, o deputado federal André Ferreira (PSC) o conselheiro do TCE Carlos Porto, prefeitos e lideranças políticas da região. O governo do estado, que na semana passada se encarregou de oficializar o anúncio da Masterboi, foi representado pelo gerente de investimentos da AD-Diper, Diogo Maia.

A chegada de um empreendimento deste porte, segundo avaliações que circulam do mercado e nos bastidores do governo, vai revolucionar não só a economia, gerando empregos, melhorando renda e reforçando e expandindo toda a cadeia de negócios e serviços ligados ao segmento. Vai provocar também uma injeção de ânimo e renovar energia e o orgulho nas pessoas. “Vai abrir novas perspectivas de futuro, trazer esperanças e, acima de tudo e principalmente, melhorar a vida do povo do Agreste”, frisa Álvaro Porto. "A iniciativa vai remodelar o desenho econômico e social da nossa região e inaugurar um tempo de prosperidade e desenvolvimento que tanto o Agreste Meridional merece”, salienta.

A expectativa é que crescimento previsto crie um contexto de progresso capaz de afetar positivamente toda a cadeia produtiva, desde os pequenos aos grandes produtores. De acordo Álvaro Porto, pecuaristas já estão se mobilizando para aumentar seus rebanhos e investir no melhoramento genético. “O impacto vai dinamizar a economia como um todo. Desde as pequenas propriedades e pequenos pontos comerciais até hotéis, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, o setor de imóveis. Consumo, negócios e serviços de modo geral serão aquecidos. Não só de Canhotinho, mas das cidades vizinhas, incluindo toda a área que faz divisa com Alagoas”, arremata.

Desde que soube que a Masterboi estava planejando abrir frigorífico no Agreste, o deputado, em parceria com o prefeito, tratou de agir para assegurar todas as condições necessárias. Os entraves burocráticos foram solucionados e dez poços artesianos foram providenciados para garantir a oferta de água necessária.

Autenticamente pernambucana, a Masterboi completa duas décadas de uma trajetória exitosa no setor de processamento e distribuição de alimentos para o mercado interno e o Exterior. No mix de mais de 700 itens estão incluídos carne bovina, espetinhos, carne de sol, charqueados, aves, suínos, ovinos, laticínios, pescados, crustáceos, ovos e vegetais.

A unidade de Canhotinho será a primeira de todo o Nordeste. “Onde chega, a empresa contribui de forma decisiva para a região. E no Agreste Meridional não será diferente”, aposta Porto. “A nossa parceria em favor do Agreste está só começando”, diz.

Postar um comentário

0 Comentários