Coluna do Blog - 26 de dezembro

Resultado de imagem para Rolph Junior e Beto do Sargento"
Os vices que deram certo

Semana passada escrevi aqui em uma coluna o trabalho desenvolvido em parceria entre os vices juntamente com os prefeitos, citando como exemplo o vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) que é alinhadíssimo com a Prefeita Raquel Lyra (PSDB). A escolha do vice é de fundamental importância para o desenvolvimento de um planejamento governamental. Isso no entanto não significa que o vice precisa concordar em tudo com o gestor.

Um exemplo de que o vice pode sim pensar diferente e isso é bom para balancear a chapa foi a escolha feita por Lula e o PT em 2002 pelo empresário José Alencar que acarretou em vários protestos por parte da esquerda naquela eleição. No entanto, a presença de Alencar serviu para acalmar os ânimos do mercado que viam Lula como um bicho.

Na mata sul pernambucana, alguns vice-prefeitos trabalham em estrita ligação com os seus gestores. Um exemplo disso é a cidade de Belém de Maria. O vice-prefeito Beto do Sargento (PTB) trabalha em sintonia com o prefeito Rolph Junior (Republicanos). O prefeito já chegou inclusive a tirar férias e passou o comando da cidade tranquilamente ao vice que exerce com maestria sua função de assessorar o prefeito dentro do que está previsto em lei. 

Em Jaqueira, o vice-prefeito Luiz Henrique (PSB) tem uma fidelidade grande ao prefeito Marivaldo Andrade (PT) e trabalham alinhados. Outra cidade em que o prefeito e o vice estão sintonizados é Água Preta. Tanto que o atual vice-prefeito Tonhão (PSB) será no próximo ano, candidato a prefeito apoiado pelo próprio Prefeito Eduardo Coutinho (PSB). Tonhão tem assumido um papel importante na gestão de Água Preta. Em Xexéu, Noé Magalhães mantem uma relação de companheirismo com o prefeito da cidade Eudo Magalhães que é seu pai.Em Gameleira, Vieira (PSB), tem uma ótima relação com a Prefeita Verônica (PSB) e é ligadíssimo ao grupo político do Major Ramos.

Também tem uma boa relação com o seu vice, o Prefeito de São Benedito do Sul, Junior Amorim. Betânio, foi eleito pelo mesmo partido que o prefeito e foi uma indicação na época do então prefeito Zé Baiano. A Prefeita de Rio Formoso Isabel Hacker também tem uma ótima relação com o seu vice Tião. Assim como o Prefeito Franz Hacker de Sirinhaém com sua vice, Camila Machado.

Nem conversa 
Se por um lado alguns prefeitos tiveram a sorte de terem aos seus lados pessoas de extrema confiança e que concordam com o governo, de outro, alguns prefeitos não tiveram como desfrutar da companhia de uma vice-prefeito aliado. Estavam juntos no palanque em 2016 e hoje fazem oposição: Fausto da Farmácia (Catende), vice-prefeito de Josibias. Raimundo (Tamandaré) Vice-prefeito de Sérgio Hacker. Karol Paiva (Ribeirão) Vice-prefeita de Marcelo Maranhão. Agenaldo Lessa (Palmares), vice-prefeito de Palmares. Cabeça (Joaquim Nabuco) Vice-prefeito de Neto Barreto. Eduardo (Cortês) Vice-prefeito de Reginaldo Moraes.

Disputando
Dos atuais vices, pretende disputar o mandato de prefeito: Fausto da Farmácia (Catende), Agenaldo Lessa (Palmares). Camila Machado, embora seja aliada do Prefeito Franz Hacker (PSB) colocou o nome à disposição para a eleição de 2020 e está animada para disputar a prefeitura de Sirinhaém. Noé Magalhães, atual vice-prefeito na cidade de Xexéu, vai disputar a prefeitura de Água Preta. Celso de Azevedo (PP) atual vice-prefeito de Quipapá também deve disputar a prefeitura da cidade.

Sem vice
Se tem uma cidade que praticamente não tem vice-prefeito se chama Maraial. Lá, o atual prefeito Marquinhos Moura, elegeu-se tendo como companheiro de chapa Dr. Márcio. O médico parece que não gostou muito da experiência de ser prefeito que sumiu da cidade após deixar a secretaria de saúde.

Parabéns
Quem está apagando às velinhas hoje é o Prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB). O tucano que está no seu segundo mandato de prefeito completa seus 39 anos. A festa está garantida hoje a noite junto com o povo da cidade e amigos de cidades circunvizinhas e aliados políticos. Maria Clara e Sheldon animam o público.

Revolta em Bodocó
Em Bodocó, no sertão pernambucano, os professores estão revoltadíssimos com o Prefeito Túlio Alves (DEM). O motivo é a falta de compromisso do prefeito de luxo como é conhecido com a classe e com o funcionalismo público. Até a presente data (25 de dezembro) os professores não receberam os valores referentes ao décimo terceiro salário.

Suspensão do recesso parlamentar
O deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), encaminhou um requerimento ao presidente da  Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), solicitando a suspensão do recesso parlamentar, para que o Prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio (PSB), o Presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Coutinho, prestem esclarecimentos sobre o deslizamento de barreira ocorrido na madrugada desta terça-feira (24).

Silvinho Silva, editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial
Twitter: https://twitter.com/SeverinoAparec5

Postar um comentário

0 Comentários