Aluísio Lessa fala do salto da educação pública de Pernambuco em seminário em Palmares


O I Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar da GRE Mata Sul, que ocorreu nesta sexta-feira (27.12), na Escola Estadual Maquinista Amaro Monteiro, em Palmares, contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluísio Lessa. O gestor da SECTI falou sobre as ações do Governo do Estado para Pernambuco ter a melhor educação pública do Brasil.


"Tudo começou em 2007, quando o governador Eduardo Campos estabeleceu metas e colocou gestores técnicos em todas as áreas do Governo. Na Educação, o investimento passou a ser gradativo em toda a rede estadual de ensino. O Pacto Pela Educação teve a adesão dos profissionais, resultando em números de excelência na aprendizagem e na avaliação dos alunos. O governador Paulo Câmara, que foi secretário naquele período, está dando continuidade a esta política e Pernambuco, desde 2014, tem a melhor educação pública do Brasil", ressaltou Aluísio.


O secretário destacou a contribuição da SECTI para a educação do Estado ter índices tão elevados. "Se a a Secretaria de Educação realiza um brilhante trabalho na base, não é diferente do Ensino Superior conosco. A SECTI Tem como vinculadas a Universidade de Pernambuco (UPE), a maior universidade do Nordeste, com15 campi avançados nas 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco e a Facepe que apoia projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e teve seu orçamento ampliado pelo Governador Paulo Câmara. E o Espaço Ciência, que leva conhecimento por todo o Estado. Também  coordenamos o Programa Universidade Para Todos em Pernambuco (Proupe), que oferece bolsas a alunos das 13 regiões autarquias de Ensino Superior do Estado", comentou.


Lessa também falou do trabalho da secretaria para a capacitação profissional voltada para as vagas que serão abertas no Ecossistema de Inovação de Pernambuco. "Nos próximos três anos, o Ecossistema, capitaneado pelo Porto Digital, vai abrir 10 mil vagas e estamos trabalhando para que essas vagas sejam ocupadas por profissionais pernambucanos. Fluência em inglês é necessária e os alunos do Projeto Ganhe o Mundo, bem como os das escolas técnicas e das escolas de tempo integral estão no radar. Vamos promover uma capacitação voltada para as demandas do mercado", concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários