TJPE inaugura Câmara de Conciliação e Arbitragem em Catende


O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em parceria com a Prefeitura de Catende, inaugurou nesta terça-feira (29/10), mais uma câmara de conciliação, mediação e arbitragem. A câmara funcionará próxima a Praça Costa e Azevedo.

O evento contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Adalberto de Oliveira, do Corregedor do Tribunal , Desembargador Fernando Cerqueira Norberto, e do Juiz da Comarca da cidade,Dr. Fernando, além do Prefeito de Catende Josibias Cavalcanti e o Prefeito de Jaqueira Marivaldo Andrade e do Presidente da Câmara Municipal Wellington, popular Buda, secretários, vereadores e servidores.


"As câmaras de conciliação são unidades mantidas por instituições de ensino superior através de parceria com o Judiciário estadual. A finalidade da câmara é promover conciliações, mediações e arbitragens em litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, envolvendo pessoas ou entidades da mesma ou de diferentes categorias econômicas e profissionais" disse em sua fala o Desembargador Fernando Cerqueira.

O Presidente Adalberto de Oliveira lembrou em sua fala de um episódio que marcou sua vida profissional quando na década de 90 não decretou a falência da usina Catende permitindo que a mesma atuasse até o ano de 2012. "Catende é uma cidade que tem história e só o fato de essa Câmara de Conciliação estar sendo inaugurada aqui, já é motivo para que eu viesse danado pra Catende" disse o Presidente, citando Ascenso Ferreira e arrancando aplausos da plateia presente.

O Prefeito Josibias disse que é uma alegria imensa entregar a cidade de Catende uma Câmara de Conciliação. "Catende tem hoje 4 mil processos parados e essa Câmara irá ajudar a desafogar o judiciário de nossa cidade" disse o prefeito. A Câmara de Conciliação é a segunda do interior. A única localizada fora da região metropolitana do Recife fica em Caruaru.

O Poder Judiciário pernambucano também mantém unidades com o mesmo objetivo. São as Centrais de Conciliação que atuam como órgãos auxiliares das demais unidades jurisdicionais e podem funcionar no próprio Fórum ou em prédio anexo. No 1º Grau, há unidades nos fóruns Rodolfo Aureliano, de Olinda e de Caruaru. O 2º Grau possui uma Central instalada no Palácio da Justiça.

Postar um comentário

0 Comentários