Coluna do Blog - Dia 28 de outubro de 2019

Resultado de imagem para paulo câmara e luciana santos
Compromissos difíceis para Paulo


Que o Governador Paulo Câmara deve o seu segundo mandato ao povo de Pernambuco e a força política do ex-presidente Lula acredito que ninguém tem dúvidas. Não fosse Lula em seu palanque no ano passado, a eleição do governador estaria completamente comprometida. Até porque o seu primeiro mandato não foi tão bem aceito pelo povo.

Passadas às eleições e o governador empossado tomou um novo rumo na administração estadual e fez um governo bem mais amplo do que o primeiro. Até porque a conjuntura política exigiu isso dele. Diferente do primeiro mandato, neste, não tem nenhum deputado federal como secretário. Tudo isso para ficar mais fácil para Paulo Câmara conduzir agora em 2020 a sucessão municipal. E o PSB que tem "a prefeitura" do Recife não quer perde-la.

No entanto, passa pelo Recife às decisões de outros municípios. Vamos a um exemplo: Se o PSB não abrir mão da disputa em algumas cidades, o PP não vai acompanhar o partido no Recife. Para ficar nesse exemplo! 

Outro exemplo: O Governador prometeu a sua vice que não irá aos municípios que houver disputa com o PC do B. No entanto, Paulo tem um aliado forte que é esposo da prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros que tem como adversária a sua vice que é do PC do B e muito ligada a vice-governadora. No entanto, compareceu à casa da Prefeita Mariana e do Deputado Estadual Eriberto Medeiros faz poucos dias. 

Em suma: Não estou opinando onde o governador pode ir ou deixar de ir. E se, valerá a regra de que nas cidades onde a base se dividir para disputar o poder local ele não irá. Mas que os acordos feitos por ele a alguns aliados, dificilmente conseguirá cumprir e justamente por um outro motivo ainda mais forte: Os aliados. 

Presença importante
Para um aliado do Governador Paulo Câmara a requisição de sua presença em algumas cidades tem um peso muito forte e mostra que o governador está "bem na fita". "Se ele estivesse mal, ou rejeitado, como dizem alguns, dificilmente estaria tendo essa briga" pontuou.

O medo é da caneta
No entanto, para outro aliado que também conversou conosco não é a figura do governador em si que prejudica ou não a eleição de um adversário. Mas sim o uso e abuso da máquina pública a favor de alguém. "Para você ter ideia já está acontecendo hoje troca de cargos em escolas, na saúde, em cargos de confiança a pedido de aliados do governador que vão disputar com outros aliados" disse um dos que estão no grupo dos prejudicados.

Bate Boca em Tamandaré
Por falar no Governador Paulo Câmara ele foi testemunha de um bate boca entre o Prefeito de Tamandaré Sérgio Hacker e de representantes do IBAMA que estiveram visitando a cidade no final de semana. Sérgio culpa o governo federal pelo abandono da limpeza da área de preservação ambiental (APA). "Vocês deram às costas, estão vindo aqui agora, oito dias depois" disse o prefeito. O vídeo viralizou nas redes sociais de sábado pra cá.

O troco
E eis que das brigas dos aliados sempre sobra uma "rapinha" para os adversários. E ainda existem os aliados insatisfeitos que vão esperar dois anos para dar o "troco" no governador.

Os melhores
Os Prefeitos Junior Amorim (PL), Rolph Casale Junior (PTB) e Eduardo Coutinho (PSB) ambos da mata sul do estado estão liderando o ranking dos melhores prefeitos da região. Já na área da saúde quem está disparado em primeiro lugar é o Prefeito de Jaqueira Marivaldo Andrade (PT).

Adesão zero
Três meses após o governo federal lançar o programa Novo Mercado de Gás, nenhum estado conseguiu concluir a adesão ao programa.
Anunciado em julho, o programa tinha por objetivo reduzir o preço do gás em até 40% em dois anos por meio de incentivos, como financiamentos com garantia da União.

Silvinho Silva, editor do Blog
Acompanhe o nosso Blog nas redes sociais
WhatsApp: (81) 98281-4782
Fanpage: https://www.facebook.com/blogdosilvinhosilva/
Instagram: blogdosilvinho_oficial




Postar um comentário

0 Comentários