Seminário de Comunicação debate novas linguagens do jornalismo e ações para combater as Fake News

Um mesmo acontecimento divulgado por vários ângulos com uma rapidez revelada praticamente em cima da hora, em tempo real. Verdade ou mentira? Vale a pena tanta pressa para divulgar um fato? Foi checado? Foi devidamente apurado? Estes são alguns cenários e questões a serem debatidas no Seminário Novas Linguagens do Jornalismo e Táticas contra Fake News, promovido pelo SIM Eventos Corporativos, dia 21 de setembro de 2019, no Hotel Intercity Suape Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho.

Pelo segundo ano, o Sim Eventos Corporativos vai reunir profissionais e estudantes do jornalismo, publicidade e marketing para trocar experiências e conhecimentos sobre os novos cenários da produção de notícias, a partir do protagonismo dos cidadãos e do crescimento das redes sociais.

“A notícia está disponível na palma da mão. O cidadão não só a consome como, principalmente, tem sido o gerador da informação em primeira mão. Áudios, fotos e vídeos se espalham rapidamente. O que fazer com tantos dados? O seminário pretende colaborar com estas reflexões”, afirma o promotor do evento, Gleison Simeon.

O seminário terá três mesas de debates, onde serão abordadas as seguintes temáticas:

1ª MESA - Conteúdo jornalístico na TV e as redes sociais;

2ª MESA - O futuro do rádio e as novas tecnologias;

3ª MESA - A responsabilidade no ato de comunicar e as Fake News

PALESTRANTES

Entre os palestrantes que vão participar, estão os jornalistas Bruno Grubertt (TV Globo NE), Tiago Medeiros (TV Globo NE) e Ciro Bezerra (TV Jornal), que farão parte das discussões da 1ª mesa, sobre “Conteúdo jornalístico na TV e Redes Sociais”.

Também participam do evento a jornalista e professora da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), Andréa Trigueiro, o jornalista André Almeida (rádio Recife FM e Evangélica FM) e a radialista Gal Ferrer (Rádio Recife FM). Juntos, vão enfocar o futuro do rádio e as novas tecnologias.

Vão compor o time de debatedores, o jornalista e assessor de imprensa da Polícia Federal (em Pernambuco), Giovani Santoro, e o jornalista Magno Martins (do Blog do Magno). Na ocasião, vão tratar de refletir sobre a temática da 3ª mesa, que abordará sobre “a responsabilidade no ato de comunicar e como lidar com as fake news”.

HOMENAGENS

Por sua vez, o seminário terá três momentos especiais de homenagens: um para a jornalista Graça Araújo, que foi uma das palestrantes no seminário de 2018. Uma semana após o evento, ocorreu o trágico episódio do seu falecimento.

Uma segunda homenagem será voltada ao radialista Sérvulo Ferreira, que interpreta o “Véio Abidoral”, e completa 20 anos de carreira em 2019. E também será condecorado o radialista Ely José, o Batata, diretor da Rádio Comunitária Calheta FM, quando serão lembrados os 20 anos de fundação da emissora.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o seminário estão disponíveis através de formulário online. Os inscritos receberão um KIT COMUNICAÇÃO, contendo pasta, bloco de anotações, canetas, crachá e certificado.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura com homenagem à jornalista Graça Araújo

9h30 - 1ª mesa: Conteúdo jornalístico na TV e as redes sociais (debatedores: jornalista Bruno Grubertt (TV Globo NE), jornalista Tiago Medeiros (TV Globo NE) e o jornalista Ciro Bezerra (Rádio e TV Jornal)

12h – Intervalo (Almoço)

13h - Homenagem à Rádio Comunitária Calheta FM

13h15 - 2ª mesa: “O futuro do rádio e as novas tecnologias” (debatedores: jornalista e professora da Unicap - Universidade Católica de Pernambuco -, Andréa Trigueiro, o jornalista André Almeida (rádio Recife FM e Evangélica FM) e a radialista Gal Ferrer (Rádio Recife FM)

15h15 – Intervalo (Coffee Break)

15h45 - 3ª mesa: “A responsabilidade no ato de comunicar e as Fake News” (debatedores: jornalista e assessor de imprensa da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro e o jornalista Magno Martins -do Blog do Magno.

17h - Homenagem ao Véio Abidoral - 20 anos de carreira artística

Exposição de artes plásticas e atração cultural

Durante o seminário, haverá espaço para os artistas locais. O cordelista, artista plástico e membro da Academia Cabense de Letras, Jairo Lima, fará exposição de obras de arte e o mesmo irá confeccionar os troféus para os homenageados (Graça Araújo, Rádio Calheta FM e Sérvulo Ferreira).

Na parte musical, o seminário contará com a apresentação cultural da Banda de Pífano Zabumba do Mestre Chimba.

Contato: Jornalista Wilson Firmo (DRT/PE 3214) (81) 99781-5686 / jornalistawfirmo@gmail.com

Inscrição: http://bit.ly/SEMINARIOCABO

Postar um comentário

0 Comentários