Bezerros elege o seu Parlamento Jovem


Bezerros, no agreste do Estado, vai eleger pela primeira vez o seu Parlamento Jovem, que busca provocar na juventude o despertar para a política participativa no dia-a-dia da comunidade. O projeto do Legislativo Municipal se diferencia do existente no Congresso Nacional, que seleciona os jovens através de uma redação. Em Bezerros, as escolas foram convocadas através de edital onde quinze (15) instituições de ensino da rede pública e privada foram habilitadas para eleger seus representantes.  Durante as plenárias realizadas nas escolas pode-se observar o interesse dos alunos no processo. Dentre os 52 inscritos, 40% foram de mulheres candidatas,  percentual bastante animador no tocante a participação do sexo feminino na política. 


Na Câmara de Vereadores de Bezerros, por exemplo, todas as quinze vagas são ocupadas por homens e no histórico da casa legislativa apenas duas mulheres exerceram mandatos. As eleições para a formação da Câmara Jovem acontece até o próximo dia 28. Os eleitos exercerão mandatos não remunerados de um ano.  O parlamento deverá se reunir uma vez ao mês para discutir indicações e projetos de lei que serão avaliados pelos vereadores.  A iniciativa partiu do presidente da Câmara de Vereadores, o vereador José Hailton de Carvalho e Silva, o Gabeira (PP), que exerce o segundo mandato de vereador na casa legislativa e que pretende, a partir de 2020, aprovar uma bolsa de incentivo para os vereadores jovens.


Imagens: Ricardo Torres 


(1) Apresentação dis candidatos em ato solene na Câmara Municipal, além de entrega do material de campanha.

(2) O aluno Klebson Nascimento, da Escola Desembargador Felismino Guedes venceu a eleição na Escola.  Ver vídeo no link que segue:



Informações: 8199868-0555   3728 1302

Postar um comentário

0 Comentários