Alfenim presente na 1° Semana de integração de Gastronomia da UFRPE

Arte culinária de Agrestina foi discutida em mesa-redonda sobre “Gastronomia como Instrumento Cultural”

O município de Agrestina, Agreste de Pernambuco, fez parte da programação da 1° Semana de Integração de Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que teve início dia 12 de agosto  e segue até amanhã, dia 16, no Centro Acadêmico. A participação de Agrestina, se deu por meio da mesa-redonda sobre “Gastronomia como Instrumento Cultural”, que aconteceu  na manhã de ontem (14), no Anfiteatro CEGOE. 

A mesa-redonda, que fez parte de uma vasta programação acerca da linguagem de Gastronomia, foi ministrada pela gastrônoma e gestora de Gastronomia da FUNDARPE, ativista e pesquisadora, Ana Claudia Frazão, e pelos secretário de Cultura e Turismo e diretora de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos e Anayran Santos. 

O convite partiu da própria coordenadoria do “Curso de Bacharelado em Gastronomia”  da UFRPE, organizadora do evento. A temática, “Gastronomia como Instrumento Cultural”, contou com uma hora de duração para explanação e compartilhamento de conhecimento por meio de pessoas ligadas diretamente ao tema. O momento contou, por sua vez, com a apresentação do “Case de sucesso” de Agrestina, a tradição de fabricação do doce Alfenim, alinhado, portanto, com o tema proposto.

A gastrônoma, Ana Cláudia, que contemplou a história do Alfenim em seu livro “Shakkar: A Cultura do Açúcar e Saberes Tradicionais da Gastronomia de Pernambuco",  possui uma relação afetuosa com o doce tipicamente agrestinense, relação esta que já renderam diversas parcerias. O gestor de Cultura, Josenildo Santos, também possui relação afetiva com essa arte culinária, por pertencer à família que repassou o conhecimento na região, assim como a diretora de Turismo, Anayran Santos, que, além de diretora de Turismo - setor que vende e promove a cultura local - é pós-graduada em Gestão Cultural.

O doce Alfenim, infelizmente, corre o risco de extinção. Hoje, poucas famílias produzem o doce, e nos moldes referentes ao país de origem, só Agrestina, por isso a importância da disseminação desse saber popular em diversos espaços de discussão. A Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina tem trabalhado incansavelmente para não permitir que essa tradição secular venha a desaparecer.

“Essa foi mais uma ação de difusão e promoção dessa identidade cultural gastronômica para além dos limites de sua comunidade de origem, que é Agrestina, promovendo, dessa forma, o respeito aos nossos saberes populares”, disse a diretora de Turismo, Anayran Santos. 

Sobre o Alfenim: 
O doce Alfenim, fabricado há mais de um século em Agrestina,  é a identidade gastronômica mais representativa do município, e possui importância para todo o Estado de Pernambuco, tendo em vista que remonta os sabores do Nordeste Açucareiro. De origem árabe, o doce totalmente artesanal foi trazido para Pernambuco no período da colonização e foi nas cozinhas das fazendas e engenhos que tomou sabor e formas de figurinhas que traduzem o dia-a-dia do seu povo.

Fotos: Jônata Daniel

Postar um comentário

0 Comentários