Em Palmares, Aluísio Lessa diz que apuração é a melhor forma de combater as fake news

Em Palmares, onde se encontrou com lideranças locais, o secretários estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, comentou sobre o cenário preocupante que tem assolado todo o mundo em virtude das fake news. Lessa, que foi o criador da Frente Parlamentar de Combate às Fake News na Alepe, deu a sua opinião quanto ao que os internautas podem fazer para evitar a propagação de notícias falsas.

Citando fatos recentes que tiveram influência direta por conta das fake news, o secretário alertou sobre o impacto gerado na sociedade. "Elas foram capazes de eleger Donald Trump, nos Estados Unidos, aprovar o Brexit, no Reino Unido e influenciar diretamente nas eleições presidenciais do Brasil. São ações de grandes proporções e precisamos estar alertas para minar o poder negativo das falsas notícias", declarou.

Na ótica de Aluísio, a solução plausível para esta ascensão das fake news é a de educar e orientar os internautas."Não se tem solução para as fake news, uma vez que os boatos e as fofocas existem desde os primórdios. No entanto, quem acessa a internet pode evitar o compartilhamento dessas notícias falsas. Ao receber conteúdo no WhatsApp, o usuário deve ter o cuidado de checar aquelas informações antes de enviar para os seus contatos", afirmou. 

Sobre ações de hackers, Lessa ressaltou que os ataques estão sendo globais e que os usuários devem buscar ferramentas atuais para evitar a surpresa negativa de uma invasão. "É preciso investir em buns programas de anti-vírus, mantê-los atualizados e evitar fazer o download de qualquer tipo de arquivo", concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários