Orobó: Prefeito descumpre acordo com justiça desde 2013 e o lixo prejudica a cidade

Imagem relacionadaGiro pelo Estado


Em Orobó, no agreste de Pernambuco,o prefeito da cidade, Cleber José de Aguiar da Silva (PSD) vem descumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) desde o ano de 2013. Na ocasião entraram em um acordo o município de Orobó e o Ministério Público tendo em vista o bem comum que era o meio ambiente e principalmente a saúde de diversas famílias que vivem às margens de um lixão a céu aberto sem nenhum aterro.

O Lixão é localizado nos limites da área urbana,  onde residem no seu entorno e nas proximidades mais de 50 famílias, e fica aproximadamente há 1 km do Rio Tracunhaém, 500 metros do Riacho Tabosa, 550 metros do Riacho Laureano, que fica entre a cidade de Orobó e o Sitio Salobro, onde existem diversos açudes e criação de gado, porcos, três grandes granjas com parceria com  a empresa Mauriceia e com a Frango Dourado com capacidade instalada de mais de 100 mil frangos a cada 42 dias, e em plena atividade.

Por casa do lixo e vale lembrar da irresponsabilidade do Prefeito Cléber José conhecido como Chaparral, os  mananciais totalmente poluídos pelo chourume, que agridem toda região, onde antes jorravam águas limpas e transparentes das nascentes de Orobó que desaguam no poluído Rio Tracunhaém.

Diante de tudo isso só resta a pergunta: Senhor Prefeito Chaparral, se o senhor esqueceu que assinou esse termo de ajustamento de conduta, nós fazemos questão de lembrar, eis o documento:



Senhor Prefeito, em 2016, os candidatos a prefeito das cidades de Pernambuco e do país inteiro assinaram uma carta compromisso com o meio ambiente do do Programa Cidades Sustentáveis . Eu queria saber, se for possível, se o senhor Prefeito, assinou também essa carta? Pois não é possível uma cidade como Orobó, com um potencial para desenvolvimento sem igual de geração de emprego e renda para a população ser prejudicada por conta de um descumprimento de um TAC (TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA).

Eu espero que logo logo esse TAC seja cumprido para que a cidade e que essas empresas que ficam próximas desse "lixão" não sejam prejudicadas por um acordo que já era para estar sendo cumprido há seis anos... isso mesmo, seis anos.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O lixao de Orobo e um discaso com a populaçao que reside no entorno, alem de agredir o meio ambiente, polui barreiros, açudes, lagoas, riachos e rios, vai mais alem, a poluiçao do Rio Tracunhaem começa em Orobo, e Bom Jardim conclui com os degetos da cidade.

    ResponderExcluir