Governo de Pernambuco emite nota sobre Programa Ganhe o Mundo

Resultado de imagem para Programa Ganhe o mundo
A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco esclarece que o contrato firmado com as agências de turismo para o Programa Ganhe o Mundo tem por finalidade garantir a plena realização do intercâmbio dos estudantes, desde a emissão do visto, passagens aéreas, escolas no exterior e acomodação em residências de famílias, até o retorno para o Brasil. Desta forma, o órgão efetua antecipadamente o pagamento às empresas contratadas a fim de que todas as obrigações junto às instituições internacionais sejam atendidas e realiza o acompanhamento da rotina dos jovens no país estrangeiro. No caso da atual edição do PGM no Canadá, todos os estudantes vivenciaram o intercâmbio normalmente e iniciam o retorno ao Brasil ainda esta semana. 

A Secretaria foi surpreendida com a informação de que o dinheiro pago pelo Governo do Estado à 2G Turismo & Eventos LTDA-ME - empresa contratada para prestação de serviço no Canadá - não foi pago integralmente às instituições daquele país. Em atenção à solicitação dessas instituições estrangeiras, a Secretaria entrou em contato com a empresa a fim de que a mesma regularizasse os pagamentos e honrasse com seus compromissos no exterior, tendo em vista que recebeu de forma antecipada o pagamento por parte do Estado. Um acordo de parcelamento entre a 2G e as instituições canadenses chegou a ser firmado na ocasião, mas foi cumprido apenas parcialmente pela empresa. Diante disso, a Secretaria abriu um processo administrativo para apuração das irregularidades e, se for o caso, aplicação de penalidades cabíveis.

Importante destacar que as contratações de empresas prestadoras de serviços do PGM acontecem através de processo licitatório e atendem à legislação. Atualmente, o Programa conta com agências especializadas contratadas para a prestação dos serviços de intercâmbio, sendo a 2G Turismo & Eventos – responsável pelo lote que contempla o Canadá - uma delas. A empresa já tinha prestado serviço ao PGM outras vezes, sem que nenhum problema desta natureza tivesse ocorrido.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes, reafirma o seu compromisso com o Programa Ganhe o Mundo, reconhecido em todo o Brasil como uma iniciativa que transforma a vida dos jovens pernambucanos. Criado em 2012, o PGM é uma oportunidade para os estudantes da rede pública estadual de educação aprenderem um segundo idioma por meio da vivência prática em países de língua inglesa, espanhola e alemã. Deste então, o Programa já embarcou mais de 7,5 mil estudantes para países como Argentina, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá, Alemanha, Colômbia e Austrália.

Postar um comentário

0 Comentários