Joaquim Nabuco comemora 65 anos de emancipação política com inaugurações

Resultado de imagem para neto barreto joaquim nabuco
Joaquim Nabuco comemora no próximo dia 04 de junho, 65 anos de emancipação política com uma vasta programação organizada pela Prefeitura Municipal. Às 8 da manhã acontece o hasteamento das bandeiras de Joaquim Nabuco, Pernambuco e do Brasil. A partir das 10 da manhã, o Prefeito Neto Barreto inicia uma vasta agenda de entrega de obras à população.

Entre às inaugurações que acontecem na cidade de Joaquim Nabuco no dia de sua emancipação política estão: O Hospital Municipal, entrega de ambulâncias, a reinauguração do Centro do Idoso, e de Calçamentos da rua por trás do PETI. 

Às 19 horas acontece uma Cruzada Evangélica organizada pela Assembleia de Deus. O investimento nas obras que serão entregues à população na próxima terça-feira vieram do Governo Federal, conquistados com os esforços do Prefeito Neto Barreto junto ao Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) que destinou R$ 650.000 (Seiscentos e cinquenta mil reais) em emendas para a cidade bem como do deputado federal Augusto Coutinho (SD) que destinou quase 4 milhões em emendas federais para a cidade de Joaquim Nabuco.

Festa de emancipação com pagamento em dia

Uma das marcas da gestão de Neto Barreto é o salário pago rigorosamente em dia e surpreendentemente antecipado. Neste mês de maio, desde o dia 24 de maio, os cargos efetivos, contratados e comissionados da Prefeitura de Joaquim Nabuco estão com os salários quitados.

"Este é um compromisso nosso que estamos buscando honrar com muita satisfação que é de pagar antecipado o salário dos nossos funcionários. Para que essa meta seja cumprido é preciso empenho e dedicação e é justamente isso que a nossa equipe tem buscado todos os dias, desde quando assumimos o comando da cidade" disse o Prefeito Neto Barreto.

O povoamento na região deu-se através dos trabalhadores dos engenhos Pumaty, Boa Vista e Cuiabá, que foram construindo suas palhoças, as casas e a capela. Entre os trabalhadores, destaca-se a liderança de José Maria da Rocha, que era seu porta-voz. Inicialmente o povoado denominava-se Preguiça. Esta denominação é atribuída às embaúbas ou "pau-de-preguiça" da região. Entretanto, há registro de que a origem do nome seria devido ao dia da feira: segunda-feira, que era considerado o dia da preguiça. As autoridades locais solicitaram a mudança de nome para homenagear Joaquim Nabuco.

O distrito foi criado em 9 de novembro de 1892 e pertencia ao município de Palmares. Elevado à categoria de município com a denominação de Joaquim Nabuco, pela lei estadual nº 1819, de 30 de dezembro de 1953, e instalado em 15 de maio de 1954.


Postar um comentário

0 Comentários