Paulo Câmara inaugura Sistema Adutor de Caetés e Capoeiras

CAETÉS – O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (26.04), o Sistema Adutor dos municípios de Caetés e Capoeira, localizados no Agreste Meridional de Pernambuco. A ação, cujo aporte foi de R$ 15 milhões – entre serviços e materiais -, reforça o abastecimento das duas cidades, levando água tratada e de qualidade para 18 mil pessoas a partir de uma nova adutora, de 28 quilômetros de extensão, saindo da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns.



“Desde o início do nosso governo, a água sempre foi uma das maiores prioridades. Por isso, fomos atrás de alternativas para conseguir entregar uma obra em uma área tão sensível, que é a de abastecimento de água. A questão era fundamental, já vinha sendo cobrada há muito tempo, e em menos de um ano a gente consegue inaugurar”, afirmou o governador, acrescentando que ações semelhantes foram executadas ou estão em andamento por todo o Estado. “Vamos continuar a olhar o que precisa ser feito em todas as áreas. Vamos fazer com que as pessoas tenham água saindo das torneiras das suas casas, para viver de forma digna em todo o Estado”, completou.



A obra consiste na captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, onde será implantada uma estação elevatória dotada de um poço de sucção com volume em torno de 50 metros cúbicos (m³). O presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou que a obra iria integrar a segunda etapa da Adutora do Agreste, mas diante da situação de seca forte, o governador Paulo Câmara determinou que fossem apresentadas alternativas para acelerar a chegada de água aos dois municípios. “Fizemos essa obra em menos de um ano e já estamos beneficiando as duas cidades. Agora, as pessoas terão um insumo básico nas suas vidas”, comemorou.



DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – Ainda em Caetés, o governador Paulo Câmara assinou a Certidão de Regularização Fundiária de 51 unidades habitacionais, dentro do Programa Meu Imóvel Legal, beneficiando 255 pessoas diretamente com a escritura definitiva. O núcleo habitacional possui uma área de 2,5 hectares.



A emissão da certidão desburocratiza, simplifica, agiliza e destrava os procedimentos da regularização fundiária urbana, além de ampliar possibilidades de acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, promover o resgate da cidadania, aquecer o mercado imobiliário com novos registros de imóveis e contribuir para o crescimento econômico do município.



Também foi assinado um decreto em favor da bacia leiteira pernambucana, determinando que o leite vindo de outros Estados passe pelas barreiras locais com o pagamento antecipado do ICMS na aquisição de leite em estado natural. “Isso vai facilitar a aquisição das compras do leite aqui em Pernambuco e ajudar, justamente, no controle que precisamos fazer das barreiras. Ao mesmo tempo, vai dar condições de as empresas terem um leite de qualidade, um leite de Pernambuco, um leite produzido a baixo custo e que, com certeza, vai ser muito importante para os produtores rurais daqui”, afirmou o governador.



Paulo Câmara também assinou um decreto que permite aos estabelecimentos com Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que desejarem comercializar seus produtos para outros Estados possam solicitar à Adagro a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O governador ainda assinou ordem de serviço para execução dos estudos e projetos de implantação do programa de segurança alimentar para a bovinocultura de leite.



Ainda no segmento agrícola, outro decreto foi assinado, estendendo até 30 de abril de 2020 o crédito fiscal relativo à entrada em Pernambuco de milho produzido em outros Estados que seja destinado à fabricação de ração ou alimentação animal na avicultura e suinocultura. Da mesma forma que com o leite, o milho produzido em Pernambuco fica isento de impostos na saída do Estado. “Essas ações mostram a competência do governador Paulo Câmara. Medidas assim se somam a outras que virão, pois estamos seguindo em defesa do produtor de Pernambuco”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.



Vários prefeitos da região participaram do evento. Entre eles, Armando Duarte (Caetés), Neide Reino (Capoeiras), Douglas Duarte (Angelim), Eudes Tenório (Venturosa), Osório Filho (Pedra), Beta Cadengue (Brejão), Tonho de Lula (Iati), Ednaldo Peixoto (Jucati), Arquimedes Valença (Buíque), Marcos Patriota (Jupi), Marquidoves Vieira (Lagoa do Ouro), Marcelo Neves (Palmeirina), Valmir do Leite (Paranatama), Dannilo Godoy (Bom Conselho), Matheus Calado (Terezinha) e Luiz Aroldo (Águas Belas), além do vice-prefeito de Caetés, Severino Gordo, do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio de Nina, e outras autoridades políticas da região.



Também estiveram presentes o senador Humberto Costa; o deputado federal Fernando Monteiro; os deputados estaduais Claudiano Filho e Sivaldo Albino; o presidente da AD Diper, Roberto Abreu; o presidente da Perpart, Adailton Feitosa; o presidente da Adagro, Paulo Roberto; o presidente do IPA, Odacy Amorim; e os secretários-executivos Clebson Maciel (Agricultura Familiar), José Maurício (Casa Civil) e Antônio Limeira (Casa Civil).



Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Postar um comentário

0 Comentários