Comissão de Meio Ambiente convocar audiência e visita parques e unidades de conservação

Três importantes decisões, de caráter organizacional, foram tomadas pela Comissão de Meio Ambiente, que se reuniu na tarde desta terça-feira (23), pela primeira vez: será marcada uma audiência pública do colegiado para fazer um balanço da política de desenvolvimento sustentável do município; um calendário de visitas aos parques, praças e unidades de conservação da cidade será definido para os meses de maio a junho e, por fim, os vereadores realizarão um novo encontro, dessa vez, para debater ideias visando propor emendas ao projeto que estabelece a revisão do Plano Diretor para o Recife.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador João da Costa (PT), disse que a audiência pública será importante para "fazer um balanço e ouvirmos quais são as diretrizes da política de sustentabilidade”. "Nós precisamos conhecer quais são as políticas de sustentabilidade que estão sendo executadas pela Prefeitura para, a partir disso, elaborar o plano de trabalho”, afirmou o petista. Para o encontro, serão convocados o secretário municipal José Neves, ambientalistas e entidades e movimentos ligados às causas ambientais.

Outra decisão tomada será a visita da comissão aos parques públicos e unidades de conservação. O primeiro ponto será o Parque 13 de Maio, localizado no bairro da Boa Vista. “Precisamos saber quais as condições desses equipamentos públicos, como está a conservação e a arborização”, disse João da Costa. A vereadora Goretti Queiroz  (PSC), vice-presidente da comissão, sugeriu que as visitas sejam acompanhadas por biólogos que possam orientar os vereadores. “Podemos começar pelo parque, que fica aqui em nossa porta. Eu me preocupo muito com esse minizoológico que há no meio do parque, pois ele foi instalado há dezenas de anos. A realidade do centro do Recife era outra. Hoje, os animais são estressados e expostos à poluição”, observou.

A terceira e última decisão é que, após a última audiência pública da Comissão de Revisão do Plano Diretor, prevista para quinta-feira (25), os vereadores da Comissão de Meio Ambiente promovam uma reunião especificamente para falar dessa legislação. Nesse encontro, eles irão definir propostas de emendas do colegiado para o Plano Diretor. Essa legislação, que terá duração de dez anos, vai estabelecer as normas que deverão reger a política de planejamento e gestão urbana e ambiental, orientadas para um modelo de desenvolvimento sustentável da cidade.

João da Costa ressaltou que, pela primeira vez, o Plano Diretor vai constar de um capítulo que aborda o desenvolvimento sustentável e a política de meio ambiente do Recife. “Acho que nós devemos nos reunir para discutir esse capítulo em especial. E a partir disso, sabermos se há ideias que possamos propor emendas modificativas ou aditivas ao projeto de lei”, disse o presidente da comissão.

Fotos: Carlos Lima/Câmara do Recife

Postar um comentário

0 Comentários