Alepe instala Frente Parlamentar para impulsionar setor sucroalcooleiro em Pernambuco

Buscar soluções para as demandas do setor sucroalcooleiro e evitar o fechamento de usinas em Pernambuco. Estes são os principais objetivos da frente parlamentar instalada na Alepe na tarde da última terça-feira. A reunião de instalação contou com a presença de representantes de produtores e empresários do ramo. Eles apresentaram diversas demandas para melhorar a produção e a competitividade da cana-de-açúcar do estado.

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Renato Cunha, destacou a necessidade de se promover o crescimento da produção local de forma ordenada. “Para isso é preciso investimentos em segurança hídrica, na qualidade genética da cana na Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina, e uma melhor regulação perante o Governo Federal na comercialização do etanol em Pernambuco.”

Ele também ressaltou a importância de desenvolver as tecnologias de irrigação para garantir a longevidade da produção, que muitas vezes sofre com a escassez de água. Na mesma linha, o vice-presidente da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco, Paulo Giovani, apontou que é preciso investir na construção de barragens acumuladoras de água, além de outros projetos para ajudar os pequenos produtores.

Já o empresário Carlos Almeida fez um relato sobre a situação da Usina Estreliana, no município de Ribeirão, na Mata Sul. De acordo com ele, a usina, que emprega 300 funcionários diretos e movimentou 60 milhões de reais na região no ano passado, corre o risco de fechar. Para o coordenador da frente, deputado Clovis Paiva, do PP, o fechamento de usinas traz grandes prejuízos socioeconômicos. Ele afirmou que o grupo vai ouvir todos os segmentos da cadeia produtiva, além de representantes do Governo do Estado, para encontrar soluções às demandas apresentadas. “Para que todos juntos possam trazer a sua experiência, colocar ela à mesa, e a gente tentar minimizar os problemas do setor, trazendo soluções. O objetivo maior é que não fechem mais usinas.” 

Com informações da ALEPE

Postar um comentário

0 Comentários