Recife debate Educação Física

O vereador do Recife Rinaldo Junior (PRB), por solicitação do Prof. Lúcio Beltrão, promoverá no Plenarinho da Câmara dos Vereadores do Recife, nesta sexta-feira, 29 de março, das 09 às 12h, uma audiência pública para debater os desafios da educação física na capital pernambucana.

Os debatedores discutirão temas como:
- condições de trabalho dos profissionais de educação física;
- ausência das aulas de educação física em várias escolas (públicas e privadas) do Recife;
- aulas de educação física ministradas por leigos;
- ausência de quadras cobertas, materiais; salas climatizadas; parques; laboratórios; piscinas; tecnologia; sala de dança, ginástica e lutas em várias escolas da capital;
- academias da cidade/Recife/Saúde são expostas a sol e chuva;
- ausência de concurso público;
- profissionais de educação física nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família);
- reforma do Ginásio Geraldão, prometida desde 2011.

O Prof. Lúcio Beltrão será um dos debatedores na audiência pública. Ele procurou o Vereador Rinaldo Junior no início de fevereiro e apresentou uma série de sugestões ao parlamentar para valorização da profissão.

“Tenho procurado diversas autoridades para que possamos colocar a educação física no lugar que ela merece. Não é aceitável que não tenhamos aulas de educação física na educação básica. É um direito de todos os alunos. Essas aulas têm que ser ministradas por licenciados em educação física. Queremos esclarecer toda a sociedade dos nossos direitos e cobrar das autoridades o cumprimento das leis. As condições de trabalho dos profissionais de educação física são desumanas. Falta material, segurança e ficamos expostos ao sol e à chuva. Vamos trabalhar muito para mudar essa realidade. Esse debate é essencial. Vamos cobrar concursos públicos. Queremos saber como está a situação do profissional de educação física nos NASF, CAPS e saúde pública de maneira geral. Temos que envolver pessoas físicas e jurídicas, Ministério Público, sindicatos, associações, CREF, Poder Executivo, Legislativo, Polícia, Guarda Municipal, entre outros neste importante debate.” falou o representante da profissão, Prof. Lúcio Beltrão.

“É muito importante a discussão sobre a Educação Física na cidade do Recife, considerando que a atividade é imprescindível para promoção da saúde, educação, segurança, esportes, entretenimento, economia e desenvolvimento social. Por isso, é necessária esta audiência pública para discutirmos esse tema que atinge milhares de alunos, famílias e professores de nosso município e ver quais as alternativas que temos para enfrentar este desafio de forma a melhorar esta prática e ensino em nossa cidade”, explicou o vereador do Recife Rinaldo Junior.

Foram convidados para compor a mesa de discussão o advogado e profissional de educação física, Prof. Lúcio Beltrão (idealizador da audiência pública); o Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Prof. Henrique Gerson Kohl; o Secretário de Saúde do Recife, Sr. Jailson Correia; o Secretário de Educação do Recife, Sr. Bernardo Juarez D’Almeida; a Secretária Municipal de Turismo e Esportes, Ana Paula Vilaça; representante do Ministério Público e a presidente do SIMPERE (Sindicato Municipal dos profissionais de Ensino do Recife), Sra. Cláudia Ribeiro.

A audiência pública é aberta à sociedade. Deverão acompanhar e participar das discussões profissionais e estudantes de Educação Física; pedagogos; usuários do SUS, das Academias da Saúde, Academia Recife e Academia da Cidade; além dos alunos e responsáveis das escolas municipais.

Postar um comentário

0 Comentários