Prefeita de São Bento do Una é exemplo de quem investe em educação

Por acreditar em um ensino público de qualidade, a prefeita de São Bento do Una – PE, Débora Almeida (PSB), vem investindo vigorosamente na educação do município em que atua como prefeita desde 2013. Os resultados destes investimentos já são perceptíveis através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo. E, devido a sua colaboração na melhoria educação do país, Débora Almeida recebeu a medalha de Ordem do Mérito Educativo das mãos do então ministro Rossieli Soares durante a abertura do III Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da BNCC, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. A honraria existe desde 1955 e tem por finalidade agraciar personalidades que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação.

A educação pública de São Bento do Una tem sido evidenciada em louvor a continua elevação da qualidade no ensino e na aprendizagem dos estudantes, mensuráveis por meio de avaliações internas e externas.

No que diz respeito ao IDEB, os dados apontam avanço de 3,6 em 2011 para 5,6 em 2017 nas séries iniciais. Já nas séries finais o resultado saltou de 2,7 também em 2011 para 4,7 no ano passado.

Além do avanço nas disciplinas curriculares, registra -se notoriedade em outros projetos executados, como o Programa Estou Presente Professor, vencedor do Prêmio MuniCiência, da Confederação Nacional dos Municípios, edição 2018. O Programa é responsável pela baixa taxa de evasão escolar que é de 0,27% e aprovação escolar de 91,7%, que se concretizam por meio do acompanhamento do estudante de forma individual. Coordenado pela Secretaria de Educação, o programa acontece de maneira intersetorial junto com as demais secretarias do Governo Municipal, conselho tutelar e outras entidades.

A ação tem sido apresentada em outros municípios e países, como Uruguai (XII Cumbre Hémisférica de Alcaldes, agosto 2018) e Portugal (Missão Portugal, dezembro 2018).

Outro destaque é a utilização de um Sistema Educacional. São Bento do Una é segundo município pernambucano a valer-se desta ferramenta que permite gerenciar a rede de ensino, oferecendo agilidade e transparência para a população. O UNA-SE, como é chamado o sistema, foi apresentado no Seminário Nacional promovido pelo Ministério da Educação “O que acontece em Educação?” (Setembro, 2018).

Investir em educação é acreditar em um futuro mais produtivo, um país mais forte, um Pernambuco voltado para o progresso e uma São Bento do Una Melhor a Cada Dia.

Postar um comentário

0 Comentários