Coluna do Blog - 15 de março de 2019


Faltou um pouco mais de liderança no governador 

O Aeroporto do Recife será leiloado hoje em São Paulo. O deputado federal Felipe Carreras (PSB) ainda tentou um recurso no Tribunal Regional Federal para suspender o leilão, mas não obteve sucesso. Serão leiloados o Bloco do Nordeste que inclui os terminais de Recife, Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL) e Aracaju (SE).
A ressalva para o fato do aeroporto estar inserido é que o "Bloco" insere o Aeroporto do Recife, que é um dos mais lucrativos do Brasil, no meio de vários que estão em déficit. Cenário diferente, os aeroportos do Ceará e de Salvador foram leiloados individualmente.

O resultado do leilão para esses três aeroportos por exemplo, é que Fortaleza deve receber 1,4 bilhão e Salvador 2,8 bilhões, enquanto o terminal da capital pernambucana receberá um valor inferior a R$ 865 milhões. Um prejuízo e tanto. Na última quarta-feira, o grupo de parlamentares pernambucanos se reuniram com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. O líder do governo no senado, Fernando Bezerra Coelho que participou da reunião disse estar confiante que o leilão trará ótimos resultados para a capital recifense. 

"Estive ontem com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Novamente, ele manifestou grande confiança no sucesso do leilão do Aeroporto de Recife, que vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 15 de março. Deputados da bancada de Pernambuco na Câmara também participaram da reunião e ouviram do ministro a expectativa de que o leilão será altamente competitivo. A boa notícia é que Aeroporto de Recife deve receber investimentos que vão elevar o nível dos serviços para o padrão internacional. Além disso, será ampliado em 1 milhão de metros quadrados a partir da incorporação de um terreno que estava cedido pelo governo federal à Força Aérea Brasileira na região do aeroporto. Com isso, o terminal de passageiro deve ser expandido, e o terminal de cargas transferido para outra área", postou o senador em suas redes sociais.

É inegável entretanto que o peso político do governador Paulo Câmara simplesmente sequer foi sentido. Como uma liderança, um governador de estado deixa passar batido essas negociações em torno do aeroporto? Será que se fosse Eduardo Campos, saudoso governador, estaríamos tendo todo esse corpo mole e não teria ele usado toda sua força política e seu prestígio para que o terminal fosse leiloado individualmente tal como os de Fortaleza e Ceará?

Pois é. Parece que o governador anda muito ocupado que esqueceu que "negociar", "levar para o debate", "sentar para dialogar" coisas que Eduardo Campos fazia com maestria, Paulo Câmara simplesmente desaprendeu, ou sequer aprendeu.

Não tinha mais o que fazer
O deputado federal Felipe Carreras (PSB) bem que tentou que o leilão do aeroporto do Recife não fosse feito nos moldes como está previsto para ser feito amanhã. Foi uma boa tentativa do socialista. No entanto, parece que foi uma voz gritando no deserto. O governador Paulo Câmara não moveu uma palha para nada. E olhe que não querer que o aeroporto fosse leiloado na forma como vai ser, não significa ser contra, significa que teríamos mais dinheiro para o estado.

Patrícia Domingos com Sérgio Moro
Sérgio Moro pediu a cessão da delegada Patrícia Domingues para o Ministério da Justiça. Vale lembrar que no dia 04 de novembro, este blogueiro teria antecipado esse interesse por parte de Sérgio Moro, de que Patrícia fizesse parte da sua equipe. A notícia foi recorde de acessos no nosso Blog. Agora cabe ao governador Paulo Câmara decidir. Caso negue, Sérgio Moro (Como bem diz a blogueira Noélia Brito) pode muito bem pedir de volta cinco delegados que estão ajudando o governador, como o Secretário de Defesa Social que vale ressaltar, é raridade no governo e vem fazendo um grande trabalho na área.

Pastor Eurico contra o toma lá dá cá
O Deputado Federal Pastor Eurico, pernambucano do Patriota, prometeu apoio incondicional ao governo em caso de assuntos de interesse público e dos cristãos. Ele é uma das vozes dissonantes daquelas que reconhecem o peso que o voto evangélico teve para eleger Bolsonaro, mas veem isso como “toma lá, dá cá”.

Silas Malafaia 
Há parlamentares que pensam diferente. Sobre a questão, o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), que é o deputado apoiado pelo Pastor Silas Malafaia, disse o seguinte: “Se o governo está achando que vai nos tratar com banco de talentos e segundo escalão, está enganado. Não vai dar. Se quer governar só com militares, é uma escolha. Sem reforma ministerial, terá dificuldade para compor a base. Ninguém está atrás de marmita. Poder ninguém dar tem que arrancar.

Prefeito amplia a base em Maraial
O Prefeito Marquinhos Moura (PTB) está bem na fita. Ampliou sua base de apoio na Câmara Municipal. Agora, além do Presidente da Casa, Roberto de Corubas(PP) e do irmão Eraldo(PTB) e de Dimas Tur(PTB);o Prefeito pode contar com o apoio de Val do Gás(PP), Professor Edson(PSC) e Ronnie de Laerte(PSD) e Moacir (PC do B). Estão na oposição apenas Everaldo do Queijo (PSD) e Mano Pantanal (SD).

Entrega das casas
Acontece hoje às 10 da manhã a entrega das casas no Sítio Terra Preta em São Joaquim do Monte. O Prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) estará presente. A zona rural de São Joaquim foi contemplada ainda durante o período em que Bruno Araújo era Ministro das Cidades.

Fernando Monteiro 
A votação da reforma da Previdência, motivo de discussões ferrenhas nas mais variadas esferas políticas, é assunto que também vem sendo debatido com afinco pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE). Para o parlamentar, o modelo atual precisa passar por alterações urgentes antes de qualquer votação, em defesa também do Nordeste.

Paulo Dutra 
A Língua Brasileira de Sinais foi o foco da atuação do Deputado Professor Paulo Dutra nesta semana. Vice-Presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, Dutra foi designado para a relatoria do Projeto de Lei nº 12/2019, de autoria do deputado Guilherme Uchoa Júnior, que tem o objetivo de tornar obrigatória a presença de um intérprete de LIBRAS em serviços públicos e eventos científicos ou culturais promovidos ou financiado pelo governo do estado.

Panelas
Quem está com disposição para disputar a Prefeitura de Panelas no agreste do estado é o vereador Clovis (PRP) que faz uma oposição ferrenha ao governo municipal que é comandado pelo grupo de Sérgio Miranda há 25 anos. O vereador disse que irá buscar a união da oposição para tirar do poder um grupo que está rejeitado pelos panelenses. 

Silvinho Silva é editor do Blog
silvinhosilva2018@gmail.com
(81) 98281 4782
(81) 98110 0303

Postar um comentário

0 Comentários