segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Por que Zé Queiroz e Tony Gel vão se unir em Caruaru

Resultado de imagem para Tony Gel e José Queiroz
Há exatamente uma semana, eu publiquei uma matéria sobre Caruaru, em que já dava como certa a união entre José Queiroz (PDT) e Tony Gel (MDB). Desta aliança, surgiria o nome do filho do deputado estadual Tony Gel, Toninho, como vice de José Queiroz (PDT). Não estou aqui para desmentir, mas para reafirmar que esta aliança está "fechada" e o motivo do fechamento da aliança dos dois ainda que não seja nada "público" porque ambos precisam sentir o termômetro das ruas caruaruenses, é justamente deixar rolar e depois ver o que restará lá na frente.Mas além disso, existe o "Fator Lessa" que estaria forçando a aliança dos dois ex-prefeitos. 

O deputado Erick Lessa (PP) é sim candidato a prefeito de Caruaru, assim como Raffiê Dellon (que provavelmente migrará para o PSD) além de uma provável candidatura do deputado Fernando Rodolfo (PR). Entre eles que representam o novo na política, eis que Tony e Zé poderiam simplesmente ficarem "engolidos" nas urnas em 2020 e fora de um segundo turno. Todos em Caruaru sabem que os dois tem sua parcela de votos garantida, tanto que se elegeram, ambos, deputado estadual. Mas Lessa também venceu! Eis a pulga atrás das orelhas de Tony Gel e de Zé. Se todos os três representarem o palanque do governo do estado e a população optar pelo "novo", então, o deputado progressista estaria tranquilamente no segundo turno contra Raquel Lyra (PSDB). Ou alguém aqui acredita que a Prefeita estará realmente fora do segundo turno?

Assim sendo, e depois de diversas contas feitas e refeitas, o caminho seria realmente juntar os dois "históricos políticos" para enfrentar uma provável onda de renovação e assim garantir a presença dos dois no segundo turno e aí é outra eleição: Seria Zé Queiroz contra Raquel. Pelo menos, essa é a conta que se passa na cabeça do ex-prefeito e agora deputado estadual e também na do deputado Tony Gel. 

Quem estiver esperando uma declaração, uma nota, ou algo assim, dos ilustres deputados, podem ir tirando o cavalinho da chuva. Soube que depois que eu adiantei aos leitores o cenário político que se desenha para a cidade em 2020, os atores deram a este nobre blogueiro o "castigo do silêncio". Não vão falar nada a mim que ainda sou um ilustre desconhecido na terra do forró.

Delegado é o melhor nome da oposição
Quem não lembra, eu vou refrescar um pouco a memória. O deputado estadual Delegado Lessa (PP) saiu como o melhor nome para disputar contra Raquel Lyra em 2020 e hoje ele visto como adversário de todos: De Raquel, de Zé Queiroz, de Tony Gel. Adversário político na cidade, é lógico. Uma coisa é o trabalho de ambos em parceria para trazer emendas para Caruaru, outra coisa é a prefeitura de Caruaru. E nesta segunda, Lessa é o melhor nome da oposição (hoje) porque ganhou experiência (disputou em 2016 e 2018) e também saiu bastante fortalecido em ambas. E agora tem um gabinete, e pode ter o apoio do governador Paulo Câmara.

Não engole de jeito nenhum
Outro provável nome que está na lista dos prefeituráveis de Caruaru, é Raffiê Dellon. Ele foi o vice de Tony Gel em 2016 e não engole de maneira nenhuma a aliança de Tony Gel e Zé Queiroz. "O povo de Caruaru não vai entender como ambos depois de tantos anos de briga se unirão" disse Raffiê em entrevista para o Blog de Caruaru. Raffiê, que pensou em disputar um mandato de deputado estadual em 2018, desistiu. Foi uma oportunidade jogada fora, de ter seu nome testado nas urnas.

Só espiando
Já do lado da Prefeita Raquel Lyra (PSDB) fala-se muito em gestão e pouco em política. No entanto, dizem as boas línguas da política que a prefeita está vendo tudo com uma LUPA enorme e espionando cada passo "político" de seus adversários.

Não é só na oposição...
Também no grupo da Prefeita Raquel Lyra alguns atores estão na berlinda. Um deles seria o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) que pode ceder a vaga de vice para que a prefeita coloque alguém de outro partido que não esteja no governo e que venha causar algum estrago na oposição. Isto também já foi questionado e negado pela assessoria da prefeita que já disse aquela velha frase: "2020 só em 2020". Tá Ok.

Câmara Municipal
Caso não dispute na chapa da Prefeita Raquel Lyra como vice-prefeito, o empresário e atual vice-prefeito Rodrigo Pinheiro deve disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Pronto Falei! Mas quem estiver pensando que falei tudo que rola pelos bastidores sobre a política de Caruaru está enganado. Não foi nem sequer 10%. Afinal ainda estamos em 2019 e tem muita coisa para acontecer, inclusive rompimentos políticos em Caruaru. Aguardem! Vejam o que estou dizendo e analisem direitinho. 


Silvinho Silva é editor do Blog
(81) 98281 4782
silvinhosilva2018@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário