Caruaru na pauta de Sérgio Moro


A Prefeita Raquel Lyra, não poupou esforços diante de todo cenário de crise nacional e na contramão da maioria dos Prefeitos,  ainda em 2017 criou em sua gestão a Secretaria de Ordem Pública e lançou o pioneiro Plano de Segurança Municipal, o "juntos pela Segurança". O trabalho é acompanhado de perto pela população através dos CONSEC fórum onde também apresentam suas demandas que interferem diretamente na prevencão à violência local. A prefeita também lidera pessoalmente as reuniões mensais com todos os órgãos que atuam na segurança, controle e prevençao no município junto ao "Comitê permanente Municipal Juntos Pela Segiranca". Não foi em vão o conjunto de esforços dos diversos órgãos e entidades para que a redução dos homicídios ao final de 2018 chegasse a  35% em Caruaru, enquanto que Estado como um todo reduziu 23%, isso nos prova que juntos podemos muito mais. 

Na tarde de ontem  todo esse esforço foi reconhecido,  o município de Caruaru foi representado pela sua Secretária de Ordem Pública,  Karla Vieira, que apresentou o modelo adotado por Caruaru junto a toda Diretoria de Ações de Prevenção da SENASP e ao final foi solicitado pela mesma  e  disponibilização do material para que sirva também de referência para construção da Politica Nacional junto aos municípios.

Na audiência também também estiveram presentes e apresentando suas propostas os gestores das regiões Nordeste, Manoel Alencar, Presidente do CONSEMS, e Secretário de Paulista,  Cel Pereira Neto de Olinda, Admilson Silva, fundador do CONSEMS e  de Paulista também. Já da região Sudeste, Francisco Alves, de Limeira/ SP e representando as cidades de todo País com até 100 mil habitantes,  Marcelo Luís,bb  de Engenheiro Coelho/SP.

Sérgio Moro

Na manhã desta sexta feira, o Ministro Sérgio Moro após realizar o convite, recebeu o Conselho Nacional de Secretários e Gestores de Segurança Municipal - CONSEMS e o município de Caruaru foi representado por sua Secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.

 O CONSEMS apresentou uma "Carta" com propostas necessárias para avanços no campo da Segurança  Pública Municipal. "Os Municípios podem contribuir muito nas ações de prevenção primária e secundária, bem como com as guardas municipais, no entanto as obrigações constitucionais com destinação de recursos em percentuais estipulados para Saúde, Educação, Assistência Social e  funcionalismo público, resta muito pouco para investimento em obras estruturantes e demais áreas da Prefeitura, como a ordem Pública. Tem que ter muita criatividade e  determinação como a da Prefeita Raquel Lyra, para não se abster de fazer sua parte, mas é necessário que o Governo Federal após a Criação do SUSP, avance na inclusão dos municípios." esclarece Karla Vieira.


O CONSEMS segue  na pauta da tarde para a câmara dos Deputados. Diante  da grande renovação que vivencia em seu quadro, o conselho aposta para que os parlamentares também estejam antenados com o olhar para a segurança no âmbito municipal.

Postar um comentário

0 Comentários