Entrevista: Presidente da Câmara de Catende, Wellington (BUDA)

Na terceira parte da entrevista Pelos Caminhos do Legislativo, entrevistei hoje o presidente da Câmara de Catende, eleito para o biênio (2019-2020). O vereador Wellington Silva, popularmente conhecido como Buda(PR) nos recebeu na Câmara Municipal ao lado do atual presidente Djalma Loureiro (SD), um momento quase que de transmissão de cargo. Na entrevista, Buda fala sobre os trabalhos da Câmara, o que esperar dos próximos dois anos e também da situação do município de Catende que já chegou a enfrentar uma CPI, Comissão de investigação e está para abrir uma nova CPI no início do ano.

Desafios 2019 - 2020
Meu amigo Silvinho bom dia, pra mim é uma satisfação está concedendo esta entrevista para o seu Blog, Blog do Silvinho que está muito conhecido em Catende e região. As nossas perspectivas para 2019 e 2020 é de mudança, para que o povo de Catende tenha mais confiança nos seus representantes,que hoje estamos passando por uma fase de descrédito da gestão municipal e se torna uma situação difícil pra todo mundo. A partir de 1º de janeiro irei assumir junto com a Irmã Sônia que será a 1ª secretária e o vereador César Barros que será o 2ª secretário. Sem querer desmerecer a administração que ora se encerra, mas espero um mandato mais calmo, sem haver muitas desavenças, apesar do grande trabalho do meu amigo Djalma, espero que neste novo mandato, possamos trabalhar em harmonia e união.

Relação com o executivo
Aqui estou me comprometendo diante de todos os leitores do Blog do Silvinho, para melhorar e mudar nossa cidade. Vou me sentar com o prefeito Josibias, vou dizer a ele das dificuldades, vou falar da limpeza da cidade, das obras paradas, como por exemplo a entrada da cidade. Vamos tentar levar ao prefeito às demandas da sociedade e buscar soluções energéticas. Esperamos sermos atendidos, serem ouvidos os pleitos dos vereadores. Caso não tenha um retorno, nossos apelos não sejam respondidos, aí vamos ter que tomar uma atitude de verdade! Não queremos ver nenhum vereador aparecendo mais do que o outro, precisamos de mais ação e menos blá blá blá. Até porque todo catendense sabe da realidade e nós não precisamos de falatório, precisamos de ação. A Câmara juntamente com o executivo precisa se unir. Vamos cobrar dos secretários, se eles não estiverem dando conta vamos pedir ao prefeito que exonere e bote outro que trabalhe. O prefeito por exemplo, pagou o décimo, ainda falta o salário de dezembro dos efetivos, o pagamento de contratados e comissionados. Pagamentos atrasados. E nós estamos acompanhando isto de perto e vamos ser rigorosos no trato com um posicionamento sério e vamos tirar Catende dessa parte parada que está.

No meio da entrevista perguntei ao vereador qual o pensamento dele sobre os comentários das redes sociais de que a Câmara Municipal seria "OMISSA" diante de tantos problemas. Confira a resposta do vereador.

Meu caro amigo Silvinho, essa palavra omissão é muito comentada nas ruas e nós ouvimos muito não só eu como os demais, até em forma de desabafo. Mas tem pessoas que não conhecem a realidade do papel do vereador e desta Câmara. Nós já fizemos uma CPI que foi algo nunca feito aqui na história de Catende, e já caminhamos para outra CPI. É muito fácil falar, criticar, mas é difícil participar. Nós temos reunião todas às segundas, e tem pouca gente acompanhando. O acompanhamento maior é nas redes sociais. Nós não somos omissos, apenas temos que ter responsabilidade de fazer a coisa certa. Você lembra que o prefeito Josibias foi afastado por 180 dias, diminuiu pra 90, e depois ele ficou apenas 35 dias. E quem afastou foi o Tribunal de Justiça a pedido do Ministério Público. Um outro poder! São três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Judiciário afastou o executivo e com 35 dias o prefeito estava de volta porque não encontraram nada que mantivesse o afastamento. Se o colegiado achou que deveria voltar, essa casa tem a humildade de reconhecer seu papel. Não é fácil essa casa, afastar o prefeito e no outro dia ele conseguir uma liminar e voltar ao cargo. Nós não afastamos o prefeito do cargo porque não gostamos dele, mas porque precisamos encontrar algo que embase o afastamento. Junto com ele, teve familiares e servidores afastados que não voltaram, voltou apenas ele. Os familiares e a comissão licitatória não voltam mais. Nós temos que fazer um trabalho com muito cuidado e eu entendo o lado dos cidadãos de Catende que cobram de nós. São inúmeras às reclamações de salários atrasados. Precisamo ser cuidadosos para que não fique nesse embalo de a Câmara tira, e a Justiça volta! Remédio para governo ruim é só afastamento é o povo participar, o povo ajudar. O povo pedir. A Justiça tem que fazer a parte dela e nós iremos com certeza fazer a nossa parte.Eu tenho certeza que os vereadores saberão responder aos anseios da população.

Mensagem Final
Eu quero agradecer a você Silvinho, e desde já pedir a ajuda do seu Blog que tem feito um grande trabalho na região e no estado. Que você possa nos ajudar a fazer essa cidade diferente dos sonhos do povo de Catende. Agradeço a oportunidade, e peço que Deus continue lhe abençoando para continuar fazendo esse grande trabalho de divulgação. Quero desejar um Feliz Ano Novo, cheio de paz, harmonia, dedicação e união a todos. E que a mensagem do natal, do nascimento de Jesus esteja sempre presente no coração do povo de Catende e de suas famílias. Deus abençoe a todos e muito obrigado por essa oportunidade.



Postar um comentário

0 Comentários