CREF12/PE novamente na mira da Polícia Federal e Mistério Público Federal

Os conselheiros eleitos do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) tomaram posse na noite desta quinta-feira, no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem, Recife/PE,  para o próximo mandato de seis anos. 
Após a solenidade de posse, uma plenária para eleição da nova diretoria do CREF12 deveria ocorrer, de acordo com o Estatuto da entidade.

Identificando irregularidades no processo de Eleição da Nova Diretoria, 15 conselheiros da entidade se retiraram da sala, impedindo assim a abertura da plenária que elegeria a nova diretoria do CREF12/PE para os próximos 03 anos.

A razão da saída foi a comunicação de que a Presidente da Plenária, que é Conselheira Federal do CONFEF em exercício, teria direito a voto na eleição local do CREF12, interferindo assim no resultado do pleito, de forma ilegal e contrariando o Estatuto, que prevê “O Plenário do CREF12/PE é o poder máximo da entidade e é constituído por 20 (vinte) Membros Efetivos e pelo último ex-Presidente do CREF que tenha cumprido integralmente seu mandato”.

Essa manobra teve o objetivo de manter a atual diretoria do CREF12/PE, tendo em vista que a oposição, vencedora do último pleito, com mais de 70% dos votos, alcançaria a vitória também na eleição da Nova Diretoria. 

Indignados e desconfortáveis com a situação, educadamente os 15 conselheiros tomaram uma decisão conjunta, decidindo por se retirar da sala, antes da abertura da Plenária convocada para as 21h.

Para os novos conselheiros e suplentes do CREF12/PE, caso não seja regularizada a situação, os novos eleitos devem procurar a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Poder Judiciário. Segundo o grupo, que foi eleito recentemente de forma democrática , essa atitude foi como forma de respeito à categoria, que cobra por transparência, ética e novas práticas no Conselho, honrando assim cada voto recebido pelos profissionais de Educação Física do estado de Pernambuco, cansados de velhas práticas e artimanhas.

Vale lembrar que o atual pleito já vem sendo marcado pela judicialização, onde a própria Justiça já concedeu contrariamente às ilegalidades cometidas pela atual gestão durante o processo eleitoral. A atual gestão do CREF12 perdeu todas as disputas judiciais para os conselheiros empossados.

VERGONHA NACIONAL – Irregularidades, como o ocorrido ontem no estado de Pernambuco também vem ocorrendo em outros estados. Recentemente em São Paulo, a Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal determinou o afastamento do atual Presidente do CREF4/SP.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que vergonha. Porque isso não foi visto antes? Porque essa conselheira não votou? E porque o voto dela e mais importante dos tantos outros quantos profissionais da educação que votaram em favor dessa chapa.
    Que vergonha. Vocês não estão lidando apenas com profissionais da educação física que querem fazer o melhor em Pernambuco, mas sim com ser humano que se desdobrou para fazer campanha e lutar por melhores condições da educação física de Pernambuco. É revoltante isso. Mas, nada apaga o brilho da CREF12/PE que brilhantemente e sem recursos batalharam, brigaram, fizeram entrevistas e concorreram de forma honesta. Parabéns a todos vocês que fazem a CREF12/PE.

    ResponderExcluir