Após críticas, peça com Jesus travesti é vetada no Recife

Luciane Pires Ferreira/Divulgação
A Associação dos produtores de artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) anunciou, nesse domingo (23), o cancelamento da peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu". O espetáculo teatral integrava a grade do 25° Janeiro de Grandes Espetáculos e, seria apresentado nos dias 12 e 13 de janeiro, no Teatro Barreto Júnior, no Pina.

Interpretada pela atriz transexual Renata Carvalho, a peça é um polêmico drama sobre opressão e intolerância, além de exibir Jesus vivendo nos dias atuais como travesti. A apresentação já foi cancelada anteriormente em Jundiaí (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), além de também ter sido vetada da grade oficial do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em julho deste ano e, encenada em programação paralela. Na época, o cantor Johnny Hooker, que se apresentava no festival, se manifestou sobre a proibição e gerou polêmica ao afirmar que Jesus era transsexual.

Na última sexta-feira (21), o deputado federal eleito André Ferreira (PSC) criticou a peça e disse que a apresentação “afronta” às famílias cristãs do estado. De acordo com a Apacepe o espetáculo “extrapolam os critérios artísticos” e por esse motivo não será apresentada.


Leia a nota na íntegra:

De forma a garantir a realização do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) informa a retirada da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" da programação do festival. Por questões que extrapolam os critérios artísticos, o espetáculo, que já motivou ações judiciais e passou por outros cancelamentos, infelizmente não estará mais na grade do Janeiro 2019. A Apacepe reitera seu compromisso com a liberdade de expressão e mantém seu propósito de abrir as portas para toda e qualquer manifestação artística.

Postar um comentário

0 Comentários