Estado faz alerta após foco de peste suína no Ceará

Resultado de imagem para Carne suina
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) faz alerta aos produtores pernambucanos de suínos devido aos focos de peste suína clássica no Ceará. O trânsito desses animais com o Estado está proibido por tempo indeterminado.

Em 6 de outubro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou um foco de Peste Suína Clássica no município de Forquilha-CE. Atualmente a doença já foi confirmada em onze municípios e mais de 500 animais foram abatidos como precaução para que a doença não se espalhasse. O surto está presente em criadores que não possuem a tecnificação necessária para o manejo de suínos. A suspeita é que feiras irregulares, que comercializam animais sem autorização da fiscalização agropecuária, e sem atestados clínicos assinados por veterinários tenham expandido o problema na região.

“Pernambuco não tem nenhum foco da doença, mas fazemos divisa com o Ceará e é preciso ficar atento, principalmente ao comércio desses animais em feiras de gado e aos criatórios de fundo de quintal ou soltos na rua”, alertou a diretora de Defesa e Inspeção Animal, Elayne Gonçalves. A proibição de trânsito com o Ceará será mantido até o estado erradicar todos os focos.

A peste ou cólera suína é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza. 

Outros focos no Ceará ainda estão sendo investigados, por isso o produtor pernambucano deve ficar atento e qualquer suspeita deve ser comunicada na Adagro mais próxima. Pernambuco tem mais de 700 mil suínos e o trânsito mais intenso é com os estados da Paraíba, Ceará e Alagoas.

Postar um comentário

0 Comentários