2,2 mil dos 6,3 mil inscritos no Mais Médicos concluíram processo e escolheram cidade, diz ministério

Resultado de imagem para mais medicos
O Ministério da Saúde afirma que o programa Mais Médicos recebeu o cadastro de 6.394 inscritos na seleção emergencial para substituir profissionais cubanos no até a manhã desta quinta-feira (22). No total, são 8.517 vagas ofertadas.

Entretanto, nem todo o contingente de 6 mil profissionais que manifestaram interesse concluíram o processo. Segundo a pasta, 2.209 profissionais chegaram a concluir a inscrição e escolheram a cidade de atuação. Os médicos que já iniciaram o processo, mas não finalizaram a escolha e o cadastro de todos os dados, teriam até as 23h59 de domingo (25) para fechar o processo.

Por causa da instabilidade no site de inscrições, que estava fora do ar novamente nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde deve prorrogar o prazo.

“Nós devemos prorrogar e isso nos vamos decidir ainda hoje no final do dia, porque nós tivemos uma série de problemas, de tentativas de invasão, dificuldade no sistema de cadastramento daquele edital que publicamos na última terça-feira”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em visita a Petrolina.

De acordo com o ministério, o Departamento de Informática do SUS identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques ao site dos Mais Médicos. Em nota, o ministério disse que os problemas estão sendo resolvidos. "Nesta manhã, a equipe de segurança do sistema estará isolando e protegendo a rede desses ataques. A expectativa de estabilidade no início da tarde. Os interessados devem manter a tentativa de acesso."

Opção pelo local de atuação
A opção pelo local de atuação é feita no momento da inscrição e reserva a vaga para o médico, mas a garantia só é feita após a entrega dos documentos, segundo assessoria do Ministério da Saúde.

Após a conclusão das inscrições para profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado, um segundo edital, para profissionais estrangeiros sem diploma revalidado, está previsto. Inicialmente ele seria divulgado na próxima segunda-feira (26).

A expectativa da pasta é de que o número de inscritos seja atualizado novamente ainda nesta quinta, mas um levantamento detalhado sobre os locais de atuação escolhidos não deve ser feito até domingo.

No segundo dia de inscrições, a página do Mais Médicos continuou instável, ficando fora do ar na manhã de quinta-feira (22). Já na quarta (21), primeiro dia de cadastro no programa, o site também ficou fora do ar. O Ministério da Saúde atribuiu a falha ao alto número de acessos e, possivelmente, a ataques cibernéticos.

Depois, disse que os acessos simultâneos tinham característica de ataques cibernéticos e que o governo federal tentava isolar as ações que comprometiam o sistema. No entanto, o problema persiste.

Postar um comentário

0 Comentários