Educadores Físicos marcam protestos em todo o estado de Pernambuco

O Blog do Silvinho vem acompanhando a novela das eleições do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE) desde o início do estranho processo eleitoral.
Inicialmente, tentou-se barrar as chapas de oposição de disputar. Ambas (chapa 2 e 3) conseguiram na justiça o direito de participar. Agora a polêmica é a dificuldade para os profissionais de educação física votarem.
Os Profissionais de Educação Física, com mais de 01 (um) ano de registro ininterrupto no CREF/PE, poderiam votar de duas maneiras:
1) por comparecimento pessoal do Profissional de Educação Física, no dia 06 de novembro de 2018, exclusivamente, na sede do CREF/PE, Rua Carlos de Oliveira Filho, nº 135, Prado, Recife/PE, das 08hs às 17hs.
2) por correspondência, devendo o voto ser enviado para a Caixa Postal escolhida pelo CREF12/PE, devendo chegar até o dia 06/11/2018
O Regimento Eleitoral, criado pelo CREF12/PE, diz que as correspondências devem ser enviadas entre 30 e 35 dias antes das eleições. Entretanto, profissionais de todas as regiões do estado denunciam que, faltando uma semana para eleição, poucos profissionais do estado receberam as cédulas eleitorais. Eles recebem as revistas do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e os boletos de pagamento das anuidades do CREF12/PE, mas a carta-voto, estranhamente, não chegou para a maioria esmagadora dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco.
Várias prefeituras, clubes, escolas e academias já aderiram o movimento para liberar seus profissionais para votar. A expectativa é que todas as escolas, prefeituras e academias assinem o movimento em favor da democracia, a favor do voto e apoiem a participação dos Profissionais de Educação Física na 1º eleição, desde a criação do CREF12, com duas chapas na disputa.
A falta das cartas-votos praticamente inviabiliza o exercício do voto dos professores de educação física do interior do estado que terão que investir muito tempo e dinheiro para exercer seu direito de escolha na capital do estado (único local com urna para votação presencial). Percebe-se que o processo eleitoral é muito frágil e coloca em risco a lisura das eleições.
Outros conselhos profissionais utilizam ferramentas mais transparentes e eficientes, como votação eletrônica, urnas eletrônicas ou urnas em todas as regiões do estado. A falta das cédulas eleitorais (cartas-votos) e um único local de votação presencial dificulta bastante a participação nas eleições. Quem perde é a democracia!
“Aguardamos desde as 11h58min do dia 24 de setembro uma resposta sobre as cédulas eleitorais. Os profissionais de educação física e a sociedade precisam saber dos contratos junto aos Correios, relatórios, comprovantes de pagamentos, entre outras informações que garantam a lisura e transparência do processo eleitoral” informou o representante da chapa 2, Prof. Lúcio Beltrão.
Profissionais de Educação Física estão marcando protestos e outros atos na frente do CREF/PE e em locais públicos de todas as regiões de Pernambuco. É possível que Ministério Público e Poder Judiciário precisem intervir, mais uma vez, na polêmica e estranha eleição do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE).
Blog do Silvinho lembra que o CREF12/PE perdeu todas as disputas na justiça. Até agora já são cinco derrotas.

Postar um comentário

0 Comentários